A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que a audiência pública para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Região Portuária acontecerá no dia 9 de julho. Os interessados poderão fazer as críticas e questionamentos ao edital da licitação até 9 de agosto.
A construção do VLT acontecerá por meio de Parceria Público-Privada e o custo foi avaliado em R$ 1,1 bilhão, sendo que R$ 500 milhões serão financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. O veículo ligará a área do Centro do Rio de Janeiro à Região Portuária com 26 quilômetros de vias. Ao todo, serão 42 estações divididas em seis linhas. Entre as linhas, estão a Rodoviária Novo Rio, Aeroporto Santos Dumont e Central do Brasil.
Os trens do VLT não possuem fios superiores em rede aérea, sendo alimentados por duas fontes de energia. A cada frenagem, também é gerada energia, armazenada por um equipamento chamado supercapacitor. A prefeitura afirma também que alguns trechos terão um terceiro trilho energizado.
A previsão é de que duas linhas do VLT estejam funcionando em 2014. Até 2016, a operação deve ficar completa. O edital ficará disponível para consulta após a audiência pública, no site http://ecomprasrio.rio.rj.gov.br.
Leia também:
Trem sustentável muda rotina de moradores no sertão do Ceará
Em São Paulo, Governador autoriza compra de 22 veículos leves sobre trilhos (VLT), que ligará São Vicente à Santos
Em Santos, obras do VLT começam em setembro