BH: congestionamento deve dobrar em 8 anos

Estudo da BHTrans projeta piora do trânsito, mesmo com obras do BRT, Anel Rodoviário e até do metrô

Notícias
 

Fonte: Metro BH / Band  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 22 de junho de 2012

O trânsito da capital mineira tende a piorar

O trânsito da capital mineira tende a piorar

créditos: Gustavo Andrade / Metro BH

Se engana o belo-horizontino que espera ter um trânsito mais tranquilo nos próximos anos por causa das obras do BRT e as prometidas reforma do Anel Rodoviário e ampliação do metrô. A estimativa está no Plano de Mobilidade Urbana, realizado pela própria BHTrans.

 

Segundo o levantamento, com a média de aumento de 9% da frota ao ano, será impossível melhorar o trânsito na capital daqui a oito anos. O estudo prevê que, mesmo com investimentos restritos no transporte público, a cidade terá, de cada cinco vias da área central, uma congestionada e outra com tráfego saturado em 2020.

 

O índice é mais do que o dobro do registrado em 2008, quando o Centro tinha 10% das vias congestionadas. “O trânsito vem piorando. E, ainda por cima, as obras estão causando um dano adicional”, afirma o gerente de Coordenação de Políticas Sustentáveis da BHTrans, Marcelo Cintra.

 

O cenário projetado no levantamento leva em consideração também a ocupação urbana nas áreas de entorno dos principais corredores de transporte público de massa. Sem essas habitações, em um cenário ideal, o trânsito no Centro terá 19% das vias congestionadas daqui a oito anos. 

 

Transporte público é solução

 

Para especialistas em trânsito, a única solução para o fluxo de Belo Horizonte é o investimento em transporte público.  “Única saída é melhorar o transporte público. E não só ter um metrô bom ou ter metrô e sistema BRT bons. Tem que ter rede cicloviária, BRT, metrô, boas calçadas, ônibus e VLT (Veículos Leve sobre Trilhos)”, afirma Marcelo Cintra, da BHTrans.

 

Segundo o especialista, a consciência do belo-horizontino também tem que mudar. “Às vezes, você muda um comportamento e melhora para todos cidadãos”, completa. “Tem que investir em tudo que é transporte público. E melhorar integração institucional e investimento no operacional da BHTrans”, diz Ricardo Medenha, diretor regional da Associação Nacional de Transporte Público.

 

Projeto prevê BRT na Raja

 

O mesmo estudo da BHTrans indica, no cenário ideal para o trânsito em Belo Horizonte, a implantação do BRT em diversas vias da cidade, como nas avenidas Raja Gabaglia, Nossa Senhora do Carmo e Afonso Pena. 

 

A BHTrans já havia confirmado a intenção de implantar o sistema, de forma mais simples que o original, em algumas vias da capital. Nesses locais, os ônibus articulados não teriam faixa de ultrapassagem, por exemplo. 

 

O levantamento propõe a implantação do BRT mais simples em avenidas de Belo Horizonte, como João Pinheiro, Amazonas e Cristóvão Colombo.    

 

Leia também:

 

BH tem 50 acidentes com ciclistas por mês 

BRT desatará nós no trânsito de Belo Horizonte, mas com corte de vagas 

Calçadas de BH: revitalização, de olho na Copa de 2014 

Comentários

Mauro Cesar - 24 de Junho de 2012 às 10:17 Positivo 1 Negativo 0

Esses são os sinais da carrolândia e seus cidadãos cabeças de pneus. BH, Rio, São Paulo e por aí vai...

Clique aqui e deixe seu comentário