Prefeitura de Porto Alegre fecha parceria com ATP para agilizar projetos do BRT

A prefeitura e a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) fecharam acordo de cooperação técnica, nesta quinta-feira (21)

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Fonte: Jornal do Comércio  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 22 de junho de 2012

A intenção é contribuir para agilizar a preparação

A intenção é agilizar a preparação do BRT

créditos: Divulgação

A prefeitura e a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) fecharam acordo de cooperação técnica, nesta quinta-feira (21), para viabilizar os projetos arquitetônicos para as 77 estações e cinco terminais de integração do Sistema BRT (Bus Rapid Transit). Conforme a parceria, a entidade doará ao município os estudos para a padronização dos mobiliários no novo sistema de transporte coletivo da Capital.

 

Conforme nota da prafeitura, as propostas serão elaboradas por profissionais contratados pela ATP, alinhados aos critérios técnicos trabalhados junto à equipe da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

 

Conforme o presidente da associação, Ênio dos Reis, a intenção é contribuir para agilizar a preparação do sistema BRT. "Os projetos visam ao futuro do transporte coletivo de Porto Alegre. Será uma colaboração para viabilizar ações da prefeitura que irão qualificar a mobilidade urbana", afirmou o dirigente.

 

"A entidade vai dar uma importante contribuição no desafio de pensar as novas estruturas de forma a atender as necessidades dos usuários, com acessibilidade, conforto e agilidade, compondo ainda de forma harmônica a paisagem urbana”, afirmou o prefeito José Fortunati.

 

As obras do sistema de transporte BRT já estão em desenvolvimento nos corredores de ônibus das avenidas Protásio Alves e Bento Gonçalves. O projeto de qualificação do transporte coletivo prevê corredores exclusivos para ônibus; veículos de grande capacidade e baixas emissões de poluentes; estações fechadas e seguras, com a possibilidade de passagens pré-pagas; soluções para uma rápida entrada e saída de passageiros; informações aos passageiros e controle de tráfego em tempo real; sinal de trânsito prioritário nos cruzamentos; garantia de maior acessibilidade; passagem única e livre transferência de passageiros entre linhas de ônibus.

 

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