O governo da Bahia lançou na quinta-feira (21), em evento no Hotel Fiesta, o edital de consulta pública para o Sistema Metroviário de Salvador e Linha de Freitas, a linha 2 do metrô. Participam do anúncio o governador Jaques Wagner e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro.
O edital ficará em consulta pública durante 60 dias e depois as contribuições serão analisadas, para só então ser lançado o edital de licitação. As propostas recebidas vão ser analisadas e em novembro deve acontecer um pregão na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que vai definir o vencedor.
As obras do metrô serão realizadas por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), que também vai incluir a complementação da linha 1, no trecho de 5,6 km entre o Acesso Norte e Pirajá, com mais três estações. Incluindo o trecho Lapa-Acesso Norte de 6,6 km e quatro estações, o sistema vai contar com 36,4 km e 20 estações.
Além da implementação, a PPP também será responsável por operar todo o sistema.
Metrô em 2015
Uma das propostas para dar suporte à mobilidade urbana de Salvador para a Copa do Mundo de 2014 não vai funcionar durante o evento, segundo o secretário estadual de Planejamento Sérgio Gabrielli, no início de maio.
"Não tem a menor possibilidade física. O metrô já deve estar em fase final, deve entrar em 2015, se começar a construir hoje. É um problema de gravidez, tem que ter nove meses. Com oito meses é prematuro, com sete meses é difícil sobreviver, com seis não sobrevive”, declarou ao EcoD.
Leia também:
Ciclistas de Salvador lançam campanha 'Quero mais Ciclovia'
Metrô de Salvador vai operar no segundo semestre só para testes
Londrinos vão às urnas para escolher novo prefeito; veja o que há de semelhante com Salvador