Ciclistas vindos de várias partes do país, reunidos na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, entregaram à deputada federal Marina Sant’Anna (PT) uma carta pedindo ações do governo brasileiro voltadas à mobilidade urbana.
Eles vieram pedalando de seus estados e alguns, como o franco-brasileiro Phillipe Lima, levaram até 12 dias para chegar ao Rio de Janeiro. "Carros são responsáveis por boa parte das emissões de CO2 no mundo, e pela dificuldade de locomoção nas grandes cidades. É preciso pensar em formas alternativas de transporte", disse Philipe, que veio em grupo de Brasília para o Rio.
O encontro dos membros da Bicicletada Nacional na Rio+20 vem sendo organizado há um mês pelo Facebook, e concentra ciclistas de vários estados como Rio Grande do Norte, Alagoas e Distrito Federal. Nesta quinta-feira (21), eles vão realizar uma bicicletada que vai sair do MAM em direção ao Riocentro, na Barra da Tijuca. O objetivo é mostrar a distância e testar as ciclovias cariocas, que até agora são reprovadas pelo grupo.
"Andar em Copacabana e Ipanema é uma beleza, agora, no resto da cidade...", provocou um dos ciclistas.
Leia também:
Em clima de Rio+20, aproveite bem a natureza da cidade
Programa do governo do Rio de Janeiro estimula uso de bicicletas
BRT já foi rejeitado pelo Rio de Janeiro há 30 anos