Um projeto de corredores exclusivos para ônibus, de tipo BRT (Bus Rapit Transit) é o modelo de transporte público que está sendo desenvolvido pelo governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop).
A implantação do BRT faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) e prevê a implantação de 32km de corredores exclusivos para ônibus na Grande Vitória, interligando os terminais e priorizando o transporte coletivo. Uma das melhorias que abrange a ideia do projeto é o fim dos pontos de ônibus localizados nas calçadas das ruas e avenidas. Com essa mudança, a viagem dos coletivos tende a dobrar a velocidade média, passando de 12 para 25 quilômetros por hora.
“A retirada dos pontos vai permitir que as calçadas sejam alargadas para dar conforto e segurança aos pedestres, facilitando também a locomoção a pé, como prevê a Nova Lei Federal de Mobilidade Urbana”, explica o secretário estadual dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.
Os pontos serão substituídos por plataformas de embarque e desembarque, com cinco metros de largura, construídas no canteiro central das vias, cobertas e iluminadas com energia solar. As plataformas serão monitoradas por câmeras de vigilância, e contarão com um sistema de comunicação informando os horários de passagem dos ônibus, para que o tempo de espera do usuário seja sempre o menor possível.
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