A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (Semob) anunciou ontem que a prefeitura de Natal terá à disposição, nos próximos meses, R$ 104 milhões para investir na melhoria do trânsito da cidade. Os recursos são oriundos do Ministério das Cidades e só dependem da elaboração de um projeto executivo por parte do município, daqueles que complementam projetos básicos e que dizem onde será gasto cada centavo investido do dinheiro público. A verba será utilizada especialmente nos cruzamentos mais críticos da cidade.
Os projetos fazem parte do PAC 2 Mobilidade Grandes Cidades, que beneficia as cidades brasileiras que desejam investir na melhoria da infraestrutura viária e urbana. No caso de Natal, o aporte de recursos será usado no montante previsto para cidades com mais de 700 mil habitantes. "Esses projetos contemplam exclusivamente o transporte. Basicamente será uma reestruturação dos corredores de transporte", afirma Haroldo Maia, secretário-adjuntode transporte da capital. Ele disse que Natal ganhará novos túneis, elevados e passagens cobertas. Alguns trechos serão contemplados com obras de arte no canteiro central.
As obras pretendem revitalizar grandes corredores, começando na Zona Oeste, em Cidade da Esperança, percorrendo a Av. Cel Estevam, Cel José Bernardo (Zona Leste) Av. Rio Branco, no centro, até a Ribeira. Outro setor contemplado começa nas avenidas Amaro Barreto e segue pela Mário Negócio, no Alecrim. A Bernardo Vieira, que terá quatro obras de arte, ganhará uma passagem elevada na altura da linha do trem. "Outras intervenções serão feitas entre a Prudente de Morais e a Bernardo Vieira. A Prudente ficará com fluxo de carros por baixo. Também está previsto um viaduto no entroncamento da Bernardo Vieira com a Xavier da Silveira [Morro Branco]", detalhou o secretário.
Outro exemplo de mudanças contempladas na verba é o entorno do Shopping Midway Mall, em Lagoa Nova, onde os congestionamentos são diários especialmente entre o fim de tarde e o começo da noite nas alças de acesso ao empreendimento. "A Hermes da Fonseca e a Salgado Filho terá corredores de ônibus e faixas semi-exclusivas para os horários de pico, novos abrigos e mais acessibilidade. Aliás, não apenas este trecho, todos os corredores novos serão assim. As obras de arte também serão um diferencial", opinou.
Segundo Maia, as medidas mitigadoras adotadas pela Semob nos últimos anos são insuficientes para dar solução a problemas estruturais porque a cidade cresce em seu próprio ritmo. Só que essas medidas continuam sendo feitas pontualmente, como fechamento de retornos, mudanças para mão única, entre outros. A título de exemplo, nas imediações do Midway Mall, foi implantada uma terceira faixa de rolamento. Antes havia apenas duas. Isso possibilitou à Avenida Senador Salgado Filho ser utilizada com 100% de sua capacidade. Grande parte dos veículos da frota da cidade, que em maio era de 346.488 carros, utiliza esse trecho, sem contar veículos de outras cidades da região metropolitana. Se confirmadas as previsões do Detran e mantida a média mensal de carros novos, Natal terá 395.532 veículos em 2014. Ou seja, a tendência é que a situação se torne mais crítica se não forem tomadas medidas de infraestrutura com mais envergadura.
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