Levantamento feito pela Comissão de Transportes da Assembleia mostra que o governo estadual deixou de gastar R$ 3,3 bilhões na expansão e modernização das linhas do Metrô, em 2011. Dos R$ 4,45 bilhões previstos no Orçamento, apenas R$ 1,16 bilhão (26%) foi de fato investido.
O valor retido seria suficiente para ampliar em 8,6 km os atuais 74,3 km de linhas da cidade. Para modernização e recapacitação das linhas 1- Azul, 2-Verde e 3 Vermelha, o governo havia previsto gastar R$ 664 milhões, mas R$ 208 milhões foram congelados (32%). Técnicos da companhia ouvidos pelo Metro disseram que esse montante seria destinado à implantação do CTBC, sistema de controle de trens que reduz o intervalo entre as composições.
Segundo eles, o uso do CTBC poderia ter evitado a colisão de duas composições da linha Vermelha, no dia 16 maio, que deixou 49 pessoas feridas. O relatório aponta também que o governo incluiu no Orçamento a compra de 57 novos trens, mas só adquiriu 22 composições.
A prefeitura também investiu bem menos do que o prometido. De 2008 a 2011, dos R$ 2 bilhões prometidos, apenas R$ 641 milhões foram repassados. O Metrô diz que destinou R$ 1,2 bilhão na rede e que os investimentos foram prejudicados por uma ação na Justiça que atrasou em seis meses as obras da linha 5-Lilás – o projeto foi suspenso após denúncia de irregularidades.
A demora na obtenção de licenças ambientais também atrasou as obras da linha 17-Ouro e a extensão da linha Verde. O Metrô diz que comprou 26 trens em 2011 e, para 2012, serão mais 15. A companhia diz que a Secretaria da Fazenda só repassa os valores realmente gastos, por isso não houve congelamento de verba.
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