Pacto pela mobilidade do Recife começa a ser construído nesta semana

As diretrizes que irão nortear uma série de metas para melhoria do fluxo de pessoas e veículos na cidade começam a ser desenhadas nos dias 21 e 22

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Fonte: Diário de Pernambuco  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 19 de junho de 2012

Melhorar a velocidade do transporte público

Um dos objetivos é melhorar o tempo de viagem

créditos: Divulgação

Os espanhóis irão ajudar os recifenses a construir um pacto pela mobilidade da capital pernambucana. Nos próximos dias 21 e 22, durante o seminário Cidade e Mobilidade, que será realizado no Teatro Apolo, Bairro do Recife, o arquiteto Francesc Ventura e o engenheiro Carles Labraña mostrarão como funciona o Sistema de Mobilidade de Barcelona e o pacto criado em 1998, em parceria com a população, que delimita as metas prioritárias da mobilidade na segunda maior cidade da Espanha. Desse encontro, devem sair as diretrizes para a consolidação do pacto recifense, que deverá reforçar o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana do Recife, que está em votação na Câmara de Vereadores.

 

O evento, que ocorrerá das 9h às 17h, é aberto ao público. Amanhã (20), uma equipe do Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira se reunirá com os especialistas de Barcelona e com convidados da Colômbia e do Peru, que também irão participar do seminário. Segundo o presidente do Instituto da Cidade, Milton Botler, os palestrantes internacionais irão assistir a uma apresentação sobre as transformações urbanas da capital pernambucana. Em seguida, se a chuva não atrapalhar, eles farão uma caminhada pelos bairros do Recife, Santo Antônio e São José. 

 

Após consulta à população, Barcelona criou um pacto com dez objetivos, que hoje é considerado caso de sucesso. Eles incluem a consolidação de um sistema de transporte público integrado e de qualidade, a melhoria da segurança nas ruas e a promoção da bicicleta como meio de transporte. Entre os avanços conseguidos nos últimos 12 anos, estão a expansão da rede de metrôs, que hoje tem 117 km de extensão, a reintrodução do bonde elétrico como meio de transporte de massa e a criação de uma extensa rede de ciclovias, com estações automáticas de aluguel de bicicletas.

 

O seminário é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, a Universidade de Pernambuco e a Universidade Politécnica da Catalunha, por meio da Rede Universitária Iberoamericana de Técnicas Municipais.

 

Metas do Pacto para a Mobilidade de Barcelona

 

1. Conseguir um transporte coletivo de qualidade e integrado
2. Manter as velocidades das viagens e melhorar a velocidade do transporte público de superfície
3. Aumentar a área e qualidade da rede viária dedicada aos pedestres
4. Aumentar o número de vagas de estacionamento e melhorar sua qualidade
5. Melhorar a informação e a formação dos cidadão e a sinalização das vias públicas
6. Obter uma legislação adequada à mobilidade da cidade de Barcelona
7. Melhorar a segurança viária e o respeito entre os usuários e usuárias dos diferentes modos de transporte
8. Promover o uso de combustíveis menos contaminantes, além do controle da contaminação e do ruído causado pelo trânsito
9. Fomentar o uso da bicicleta como modo habitual de transporte
10. Conseguir uma distribuição urbana de mercadorias e produtos que seja ágil e ordenada

 

Objetivos da Política de Mobilidade Urbana do Recife

 

1. Promover deslocamento das pessoas e bens
2. Ampliar e alimentar o Sistema Estrutural Integrado
3. Promover a integração entre os diversos modais, com prioridade para o transporte público de passageiros e os meios não motorizados
4. Reduzir as situações de isolamento dos cidadãos

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