Porto Alegre terá aluguel de bicicletas no segundo semestre

A partir da segunda metade deste ano, os porto-alegrenses terão acesso a bicicletas de aluguel em 30 pontos da cidade

Notícias
 

Fonte: Jornal do Comércio  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 19 de junho de 2012

Os ciclistas percorreram cerca de sete quilômetros

Ciclistas de Porto Alegre saem em pedalada

créditos: Ricardo Stricher

O novo serviço foi anunciado no último domingo (17) pelo prefeito José Fortunati, na largada do Passeio Ciclístico do Bem-Estar, no Parque Farroupilha, promovido pela prefeitura e Unimed.

 

Cerca de 250 ciclistas participaram da ação para celebrar o uso da bicicleta como atividade física e meio de transporte, e que teve a presença do ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa. 

 

Pela proposta, os usuários poderão acessar as bicicletas por meio da liberação por celular e entregá-las em outro dos 29 pontos instalados, a exemplo do que ocorre em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Em nota, a prefeitura diz que o projeto associa-se à construção de ciclovias na capital do RS, e é um esforço do município para estimular este transporte, com segurança. Até 2014, Porto Alegre terá cerca e 50km de ciclovias, anunciou o órgão.

 

"Estamos trabalhando para criar insfraestrutura para que os ciclistas circulem em segurança, estimulando nos cidadãos a cultura do respeito à bicicleta como meio de transporte", disse Fortunati. 

 

A estrutura técnica do projeto foi formatada pela EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação. A prefeitura desenvolve agora a avaliação financeira da proposta e está em busca de parceiros para viabilizá-la. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, o aluguel será de baixo custo. "O valor do aluguel será simbólico, uma vez que teremos parceiros patrocinando a iniciativa. O objetivo é tornar a bicicleta acessível ao cidadão", explcou Capellari. 

 

Conhecido mundialmente por estimular o uso da bicicleta, o conferencista do Fronteiras do Pensamento e ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, participou do passeio ciclístico na capital porto-alegrense. Sobre as soluções em mobilidade urbana para as grandes cidades, ele defendeu a priorização das pessoas. "Nos últimos 80 anos, fizemos cidades para os carros. Agora, temos que pensar em espaços qualificados para a circulação das pessoas e das bibicletas", manifestou Peñalosa.

 

Os ciclistas percorreram 7 km, no trecho entre a avenida Setembrina, Túnel da Conceição, Rodoviária, Mauá, Gasômetro, avenida Edvaldo Pereira Paiva, Aureliano de Figueiredo Pinto, Venâncio Aires, rua Santana e retorno ao Parque Farroupilha.

 

Leia também:

 

Seis das dez obras de trânsito para a Copa em Porto Alegre não saíram do papel 

Projeto prevê transporte de bicicletas em ônibus de Porto Alegre 

Obra da ciclovia da Ipiranga recomeça no dia 18 em Porto Alegre 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário