A prefeitura de Fortaleza apresenta na próxima sexta-feira (15) o novo edital das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. A apresentação será feita no anexo 2 do Paço Municipal, no bairro Vila União.
A prefeitura resolveu realizar um novo edital após a construtora Delta, vencedora da licitação anterior, anunciar que iria abandonar as obras. A saída da construtora no dia 11 de maio deveu-se ao momento em que a empresa é alvo de investigação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Senado Federal. A suspeita é que a construtora era usada em uma operação de superfaturamento, suborno e favorecimento a políticos.
Ao anunciar a saída da construtora, há 30 dias, a prefeitura anunciou que a nova licitação iria concluir o novo processo licitatório em até 90 dias.
Túneis da Via Expressa
Além do novo edital, a prefeitura apresentará esclarecimentos sobre os túneis da Via Expressa. No dia 19 de abril, a prefeitura havia anunciado o início das obras para o dia 5 de maio e a conclusão para agosto de 2013. Mas, até o momento, não houve evolução nas obras.
As obras de mobilidade urbana de Fortaleza, orçadas em cerca de R$ 145 mil, incluem túneis e viadutos na Via Expressa, túneis na rotatória no encontro das avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha, alargamento da avenida Alberto Craveiro e implantação de corredores de Bus Rapid Transit (BRTs).
Participam da apresentação o coordenador de Projetos Especiais, Geraldo Accioly, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luciano Feijão, e o secretário Executivo das Regionais, Cícero Cavalcante.
Leia também:
Instituto da Cidade lança livro sobre Calçadas Acessíveis
Governo do Ceará quer assumir obra de mobilidade da Copa em Fortaleza
Trecho em túnel do metrô de Fortaleza faz 1ª viagem com passageiros