Todo dia, pelo menos um ciclista é atingido por um veículo em Belo Horizonte. O motivo da insegurança no trânsito de Belo Horizonte, segundo os próprios usuários da “magrela”, não é a criticada ciclovia da cidade, mas sim a falta de educação dos motoristas.
Conforme o último levantamento feito, em 2011, pelo Detran-MG e pela BHTrans, cerca de 600 acidentes envolvendo bicicletas são registrados por ano na capital. “Os motoristas de táxi e de ônibus são os piores. Há uma extrema falta de educação. Andar de bike não é perigoso, perigoso é estar sujeito à falta de consciência de condutores”, diz Vinicius Mundim, coordenador da Associação Mountain Bike BH de Ciclismo.
“Precisaria ser feita uma campanha de conscientização mais efetiva para sensibilizar os motoristas”, acredita o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas e Ciclistas de Minas Gerais, Rogério Lara.
Além da falta de respeito dos condutores, a qualificação do próprio ciclista é questionada. “Não existe requisito algum para a pessoa pilotar uma bicicleta. É só pegar a magrela e sair andando por aí. Deveria existir um curso de formação, ainda mais em Belo Horizonte, cidade cortada por rodovias”, diz Lara.
Ciclovia ainda é insuficiente
Belo Horizonte aumentou em 50% a extensão de ciclovias no ano passado. Mas ainda conta apenas com menos de 10% do que o projeto da BHTrans prevê.
Atualmente, a cidade tem 36 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas. “O ciclista precisa andar entre os carros e a calçada, onde o asfalto é irregular e há acúmulo de pedras”, reclama o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas e Ciclistas de Minas Gerais, Rogério Lara.
“Precisamos de ciclovia principalmente em via expressa. Neste ano, não tivemos avanço algum nessa questão”, afirma o ciclista Vinicius Mundim.
Neste mês, foi realizada uma audiência pública para discutir como estão as obras de vias exclusivas.
Leia também:
BRT desatará nós no trânsito de Belo Horizonte, mas com corte de vagas
Calçadas de BH: revitalização, de olho na Copa de 2014
Linha 2 do metrô de BH será retomada este ano