O projeto de autoria dos vereadores Fernanda Melchionna e Pedro Ruas, ambos do PSOL, que estabelece a obrigatoriedade da disponibilização de "bike racks" nos ônibus da capital gaúcha foi discutido em primeira sessão da Câmara Municipal de Porto Alegre na última quarta-feira (6).
Os autores argumentam que é crescente o número de usuários de bicicletas em Porto Alegre, sendo necessário que o poder público crie iniciativas que facilite a locomoção de ciclistas e suas bicicletas.
Destacam ainda que em várias partes do mundo o transporte coletivo já oferece o equipamento. No Brasil, a cidade de São Paulo, por meio da empresa de transporte coletivo SPTrans, foi a única onde se experimentou o mecanismo - embora o projeto não tenha tido continuidade.
O bike rack é instalado na parte dianteira dos coletivos e funciona de maneira parecida aos suportes de automóveis. Permite que cada ônibus possa carregar até três bicicletas por vez. Conforme a proposta, o uso dos bike racks não implicará tarifa adicional ou diferenciada.
Leia também:
Construção da ciclovia da Ipiranga recomeça no dia 18 em Porto Alegre
Região domiciliar de Porto Alegre é a que possui maior acessibilidade para cadeirantes, diz estudo
Em Porto Alegre, falta de acostamento e calçadas prejudica ciclistas e pedestres