As obras da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro começarão em julho deste ano na zona sul. Segundo informações do telejornal RJTV, da Rede Globo, o governo estuda um novo traçado para ligar o bairro da Gávea ao centro. A previsão inicial era para que as escavações tivessem início em fevereiro deste ano. Mas, por causa da decisão governamental de mudar o projeto original, a construção da infraestrutura para o metrô circular foi adiada.
Em cerca de 15 dias, a linha 4 deve, enfim, ganhar a licença ambiental para começar as escavações. Segundo o RJTV, a estação da Gávea será construída em um só nível, outra mudança do governo em relação ao primeiro traçado proposto. O estudo que está sendo analisado atualmente propõe que a Gávea seja ligada ao centro passando pelo Jardim Botânico, Humaitá, Laranjeiras e o Largo da Carioca.
Uma das exigências para conceder a licença ambiental para a linha 4 é preparar a estação da Gávea para essa possível expansão. A estação ganhará um túnel de 300 metros de extensão.
Leia também:
Programa do governo do Rio de Janeiro estimula uso de bicicletas
BRT já foi rejeitado pelo Rio de Janeiro há 30 anos
Ligeirão do Rio está entre os mais caros do mundo