Ciclistas de Salvador lançam campanha 'Quero mais Ciclovia'

Grupos de ciclistas de vários bairros de Salvador se uniram e criaram a campanha que reivindica mais e melhores espaços para o uso da bicicleta

Notícias
 

Fonte: Jornal da Mídia  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 01 de junho de 2012

Ciclovia em Salvador

Salvador: ciclovia, só na orla

créditos: Secom

 

O lançamento acontece neste domingo (3), no Dique do Tororó, na capital baiana. A programação conta com aula de aeróbica, às 8h da amanhã, um café da manhã e um passeio ciclístico, a partir das 9h.

 

A bicicleta é o meio de transporte mais barato, saudável, não poluente e de mais fácil adaptação, dentre todos. Ela é parte da solução sustentável para o caos no trânsito e para a ineficiência do transporte público. Por isso, é necessário incorporá-la ao sistema de transporte da cidade, com a construção de ciclovias e outras ações complementares.

 

Problemas de mobilidade urbana
Salvador está em débito com os ciclistas. Na terceira maior capital do país e uma das que mais enfrentam problemas com mobilidade urbana, existem apenas 17,5 km de ciclovia e 2,5 de ciclofaixas, localizadas, principalmente, na orla. Diante do caos da mobilidade urbana em Salvador, que possui uma frota de mais de 700 mil veículos nas ruas, os investimentos públicos em vias alternativas poderiam representar a garantia do direito de acesso, tão comprometido pelos constantes engarrafamentos.

 

É isso que defende a engenheira e professora da Fundação Politécnica, Denise Ribeiro: “A bicicleta atende perfeitamente às necessidades da cidade. É fundamental que ela seja integrada ao sistema coletivo de transporte, a partir da montagem de uma estrutura cicloviária”, explica.

 

 

Leia também:

Metrô de Salvador vai operar no segundo semestre só para testes

Londrinos vão às urnas para escolher novo prefeito; veja o que há de semelhante com Salvador 

Entre as cinco piores calçadas visitadas pelo Mobilize, quatro estão em Salvador 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

aerre - 12 de Novembro de 2012 às 14:39 Positivo 0 Negativo 0

Logo após o Casquinha de Siri tem uma faixa verde para pedestres e indica 10.000metros, mas n indica até a 3ª Ponte qnts kms têm? alguém sabe informar?

aerre - 12 de Novembro de 2012 às 14:37 Positivo 0 Negativo 0

Qnts km têm de Itapuã onde começa a Ciclovia até a 3ª Ponte? É necessário q se faça as ciclovias, mas q tenha bem indicado km por km. Por exemplo: Começando de Itapuã, tem uma ciclovia e até o Casquinha de Siri em Placa For n tem indicação de kms.

edivaldosantosilva@yahoo.com.br - 14 de Outubro de 2012 às 08:51 Positivo 0 Negativo 0

Uma cidade que tem o turismo como forte atrativo,tem que se preuculpar com o bem estar do turista e com a população local preparando-os para melhor recepcionar o turista,criando assim uma fonte de renda e impactando a economia local.

Erealdo Fagundes Couto - 02 de Junho de 2012 às 18:25 Positivo 0 Negativo 0

Penso que todos os meios de mobilidades devem participar em nossas cidades. A tecnologia existente neste momento é infinita, visto que andando pelo Uruguai, vi bicicletas elétricas em suas lojas de free shop.  A tecnológica fará o desenvolvimento.

Clique aqui e deixe seu comentário