O projeto, que é uma parceria do sistema Firjan – Projeto Mobilidade Urbana, e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), foi apresentado através de um seminário e consagrou o trabalho que vem sendo feito há mais de 1 ano.
O objetivo da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal da Cidade e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é proporcionar a melhoria das calçadas da cidade, e organização do espaço urbano visando a inclusão com a padronização e acessibilidade para todos.
A iniciativa promove soluções para cidades com trocas de experiências sobre acessibilidade que visa padronizar as calçadas agregando de forma harmônica o mobiliário urbano (semáforos, telefones, postes, bancas de jornal e etc), faixa para pedestres, faixa para pessoas com deficiência, rampas e sinalização.
Na ocasião, Luiz Gustavo Tavares Guimarães, arquiteto regional da ABCP e coordenador do projeto, explicou que a cartilha de acessibilidade serve para mostrar como o projeto será aplicado na prática e como será encaminhado para proposta de projeto de lei. “É uma cartilha muito completa, poucos estados no Brasil têm”, disse.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Daniela Cardoso, comemorou o lançamento da cartilha “Chegamos a um ponto que não tem mais como voltar atrás, agora é só evoluir na questão da inclusão e da acessibilidade. É com muita alegria que estamos aqui para anunciar a concretização deste sonho. O próximo passo é encaminhar para que seja aprovada como Projeto de Lei”, declarou Daniela.
Leia também:
No Rio, primeira etapa da Transoeste será inaugurada no dia 6 de junho
Programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro estimula uso de bicicletas
Montadoras falam em carro sustentável, mas esquecem mobilidade urbana