O Consórcio VLT Cuiabá, que obteve a melhor pontuação no julgamento das propostas de preço e técnica do processo de licitação do novo modal de transportes, está habilitado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo para realizar a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos.
Entretanto, a empresa ainda não pode ser declarada como vencedora do certame, pois após a divulgação no Diário Oficial desta sexta-feira (25.05), está aberto o prazo recursal de cinco dias úteis para possíveis recursos das empresas que disputaram a licitação. Caso alguma empresa entre com recurso serão acrescidos mais cinco dias úteis para que sejam realizadas as avaliações das contra razões.
Os Consórcios Tranvia Cuiabá e Expresso Verde, que não enviaram representantes à sessão de habilitação, poderão também ingressar com recurso contra os consórcios que disputam a licitação.
De acordo com o presidente da Comissão de Licitação do VLT, Eduardo Rodrigues, as empresas poderão apresentar recurso administrativo quanto ao julgamento das propostas técnicas de preço e de habilitação, solicitando a reavaliação dos pontos obtidos nos critérios de preços e documentos habilitados.
De acordo com a Lei do RDC, após o resultado final do certame, o Governo de Mato Grosso dará início à fase negocial com o consórcio vencedor para reavaliação e possível redução do preço do novo modal de transporta para a capital mato-grossense.
MODAL
Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.
Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA - Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá.
O eixo Coxipó - Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.
Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O anteprojeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.
Leia também:
Em Cuiabá, entidades lançam movimento "Ciclovia, Calçada e Cidadania"
O VLT de Cuiabá está mais próximo
VLT de Cuiabá vai contar com 33 estações e passará a cada 4 minutos