VLT de Cuiabá vai contar com 33 estações e passará a cada 4 minutos

Anteprojeto prevê três terminais de integração, com estacionamentos e bicicletários

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Fonte: MT Agora  |  Autor: Laíse Lucatelli  |  Postado em: 22 de maio de 2012

Perspectiva do VLT, na Avenida da Fernando Correa

Perspectiva do VLT, na Avenida da Fernando Correa

créditos: Secopa

Com pelo menos 42 trens, que passarão, em média, a cada 4 minutos, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que circulará por Cuiabá e Várzea Grande ,a partir de 2014 chega com a promessa de trazer mais conforto e velocidade ao transporte coletivo.

 

Ao mesmo tempo, buscará desafogar o trânsito, diminuindo a circulação de ônibus nas vias arteriais e estimulando os motoristas a deixarem seus carros na garagem e utilizarem o novo sistema.

 

Os veículos terão três ou mais vagões, totalizando no máximo 45 metros de comprimento, e terão entre 40 a 80 assentos. Cada trem terá, também, pelo menos dois lugares especialmente reservados para usuários em cadeira de rodas, próximos às portas. 

 

Serão três terminais de integração (CPA, Aeroporto e Coxipó) nas extremidades das duas linhas, que somarão 22,18 quilômetros de trilhos. Ao longo da Linha 1 (CPA-Aeroporto), serão 22 estações de embarque; na Linha 2 (Centro-Coxipó), serão 11. Na estação do Morro da Luz ocorrerá a conexão entre as duas linhas.

 

Ao longo do trajeto do VLT, também serão feitas 13 intervenções viárias (chamadas obras de arte especiais), como viadutos, trincheiras, pontes e o reforço do Canal da Prainha.

 

Os trens passarão nos canteiros centrais das avenidas João Ponce de Arruda (Aeroporto Marechal Rondon) e da FEB (Várzea Grande), XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte, Historiador Rubens de Mendonça, Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá. Sinalização e semáforos indicarão quando os carros e outros veículos poderão cruzar as linhas dos trilhos com segurança. 

 

Tudo isso está previsto no anteprojeto feito pela equipe de engenheiros da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). O projeto definitivo do VLT será elaborado somente pelo consórcio que vencer a licitação, ainda em andamento. 

 

Devido ao mecanismo de contratação integrada previsto no Regime Diferenciado de Contratação (RDC), modelo de licitação adotado em algumas obras da Copa 2014, essa responsabilidade passa a ser da empresa vencedora. 

 

Estações

 

Os três terminais serão híbridos, com espaço para ônibus e trens, de modo a fazer a integração entre os dois sistemas de transporte. Além disso, eles terão estacionamentos para carros, motos e bicicletas.

 

A Linha 1 (CPA-Aeroporto), com cerca de 15 quilômetros de extensão, prevê 22 estações e dois terminais de integração. 

 

O de Várzea Grande (Terminal André Maggi) será no sítio aeroportuário, com acesso pelo prolongamento (via projetada) da Avenida João Ponce de Arruda, próximo ao bairro Costa Verde. O prédio administrativo, operacional e de manutenção do sistema também ficará nessa área.

 

Os três terminais serão híbridos, com espaço para ônibus e trens, de modo a fazer a integração entre os dois sistemas de transporte. Além disso, eles terão estacionamentos para carros, motos e bicicletas.A Linha 1 (CPA-Aeroporto), com cerca de 15 quilômetros de extensão, prevê 22 estações e dois terminais de integração. O de Várzea Grande (Terminal André Maggi) será no sítio aeroportuário, com acesso pelo prolongamento (via projetada) da Avenida João Ponce de Arruda, próximo ao bairro Costa Verde. O prédio administrativo, operacional e de manutenção do sistema também ficará nessa área.

 

O Terminal do CPA I terá acesso pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), e será na altura do Comando Geral da Polícia Militar.

 

A Linha 2, com pouco mais de 7 quilômetros, terá 11 estações e o Terminal do Coxipó. A área destinada para construção do terminal está localizada no bairro Parque Ohara, com acesso pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, nas proximidades do entroncamento da Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040).

 

Confira a localização das estações e terminais ao longo do trajeto do VLT, que terão entre 400 e 900 metros de distância entre si:

 

Linha 1

Terminal Aeroporto 

1. Aeroporto 

2. Av. Couto Magalhães 
3. Auto Shopping Fórmula 
4. Secretaria Municipal dos Esportes 
5. Av. Dom Orlando Chaves 
6. Rua Vereador Abelardo Azevedo 
7. Rua Vila Mariana (última estação de Várzea Grande)
8. Travessa Tuffic Affi (Porto, primeira estação de Cuiabá) 
9. Rua Caetano Santana 
10. Igreja N. Srª Auxiliadora 
11. Praça Bispo Dom José 
12. Av. Coronel Escolástico (Morro da Luz) 
13. Av. Mato Grosso 
14. R. Trigo de Loureiro (Del. Estadual do Meio Ambiente) 
15. Rua Cereja (bairro Bosque da Saúde) 
16. Avenida Senegal (bairro Terra Nova) 
17. Rua Luis Felipe (Supermercado Comper) 
18. Av. Juliano Costa Marques (Shopping Pantanal) 
19. Praça das Bandeiras (Centro Político Administrativo) 
20. Morada do Ouro (FIEMT) 
21. Batalhão - 13ª Brigada de Infantaria Motorizada 
22. Hospital do Câncer 

 

Terminal CPA 1 


Linha 2
Estação Morro da Luz (integração com a Linha 1)
1. Praça dos Bandeirantes (Rua Diogo Domingues Ferreira)
2. Praça dos Motoristas (Rua Miranda Reis) 
3. Rua Flamengo (bairro Jardim Guanabara) 
4. Rua Capitão Iporá (bairro Pico do Amor) 
5. Rua Haiti (bairro Jardim das Américas) 
6. Rua Alziro Zarur (bairro Boa Esperança) 
7. Av. Carmindo de Campos (9º BEC) 
8. Rua Prof. Filogônio (bairro Boa Esperança) 
9. Rua Antônio Dorileo (bairro Coxipó) 
10. Rua Pau Brasil (bairro Parque Ohara) 
11. Rua Independência (bairro Parque Ohara) 

 

Terminal Coxipó 

Intervenções 

As intervenções chamadas “obras de arte especiais” também serão executadas pelo consórcio que será responsável pelas obras do VLT. O anteprojeto prevê que sejam construídos cinco viadutos, três pontes (uma sobre o Rio Cuiabá e duas sobre o Rio Coxipó), e três trincheiras.

 

Além disso, o consórcio terá que fazer também uma reestruturação da canalização do córrego da Prainha, que nasce no bairro Consil e passa sob a Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha). Será preciso reforçar o canal, ao longo do traçado coincidente com o VLT, para suportar a estrutura do modal, e fazer novas aberturas para melhorar a captação de água da chuva.

 

Confira a lista dessas intervenções:

 

Eixo “Aeroporto – CPA”
1. Viaduto Aeroporto 
2. Trincheira Km ZERO
3. Trincheira Trevo Cristo Rei 
4. Ponte sobre Rio Cuiabá 
5. Reestruturação do Canal da Prainha 
6. Passagem de nível R. Trigo de Loureiro e alargamento viaduto Av. Miguel Sutil 
7. Trincheira Rua Luis Felipe 
8. Viaduto Av. Rubens de Mendonça (SEFAZ) 

 

Eixo “Centro – Coxipó”
1. Viaduto UFMT 
2. Viaduto Av. Beira Rio 
3. Ponte Rio Coxipó (à montante) 
4. Ponte Rio Coxipó (à jusante) 
5. Viaduto MT-040 

 

Prazos 

 

O resultado da licitação deve sair até a próxima sexta-feira (25), conforme previsão da Secopa. 

 

As propostas apresentadas pelas empresas variam entre R$ 1,47 bilhão e R$ 1,85 bilhão, mas o Governo do Estado já busca mecanismos para reduzir o valor da obra. 

 

Após a divulgação do resultado, os consórcios terão 5 dias para apresentar pedidos de impugnação e, após esse período, consolidando-se o vencedor, será assinado o contrato e as obras devem ter início, efetivamente, após 30 dias.

 

A obra terá que ser entregue no primeiro trimestre de 2014 e, após a conclusão, o VLT passará por três meses de teste, de modo que esteja funcionando plenamente durante a Copa do Pantanal, em junho daquele ano.

 

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Comentários

EDIO O GATO - 26 de Junho de 2013 às 19:21 Positivo 1 Negativo 0

Eu tenho o curso desde 2005,quero ver o salario de maquinista aqui em MT no Japão o salario é de 3000 dolares equivalemte há 6000 mil reais,só que o custo de vida é alto????

elias henrique de souza - 22 de Abril de 2013 às 12:20 Positivo 6 Negativo 0

opa,blz gostaria de saber como será a contratação de maquinista para operar o vlt,se vai ter curso preparatório aqui ou vai ser fora do estado,e que grau de escolaridade precisa para trabalhar com esse tipo de veiculo,ou vai ser concurso publico.abrç

rmelo - 05 de Janeiro de 2013 às 00:08 Positivo 7 Negativo 0

gostaria de saber como será feita a contratação para os maquinistas q irão operar o VLT ? seria concurso???

wanildo - 26 de Dezembro de 2012 às 14:02 Positivo 4 Negativo 2

essa obras do vlt termina que dia ja nao aguenta mais chegar atrasado no trabalho

jasper ottoni amarilha - 09 de Outubro de 2012 às 00:10 Positivo 4 Negativo 3

Gostaria de saber qual o modelo de VLT a ser implantado em Cuiabá. Até o momento não foi divulgado o fabricante e as fotos definitivas da composição. Serão fabricados no Brasil? Europa? Ásia? Estados Unidos?

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