No Rio, começam testes com ônibus BRT, ainda sem passageiros

Sistema deve começar a funcionar em junho, mas aos poucos, em fases. Previsão é de que ônibus estejam funcionando plenamente em agosto

Notícias
 

Fonte: G1 RJ  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 21 de maio de 2012

BRT carioca em teste

BRT carioca em teste

créditos: Divulgação

O fim de semana foi de testes para o novo sistema Bus Rapid Transit (BRT) no Rio de Janeiro. Na manhã de sábado (19), três dos novos ônibus articulados circularam na pista exclusiva e fizeram paradas em algumas estações.

O corredor exclusivo vai ligar Santa Cruz, Campo Grande e outros bairros da Zona Oeste à Barra da Tijuca, com a meta de reduzir pela metade o tempo de viagem. O sistema BRT deve começar a funcionar efetivamente em junho, mas ainda aos poucos, em fases.

 

A altura do piso do ônibus articulado é igual ao do chão das estações, para facilitar o embarque e desembarque. Os veículos têm ar-condicionado, painéis eletrônicos e sistema de som para comunicação com os passageiros. O corredor exclusivo será usado apenas pelos ônibus articulados, cada um com capacidade para 140 passageiros. Os veículos só vão parar nas novas estações, muitas ainda em construção.

 

O sistema BRT parte do Terminal de Santa Cruz e percorre toda a região de Guaratiba. Depois, atravessa o novo Túnel da Grota Funda, chega à Avenida das Américas, na altura do Recreio dos Bandeirantes, e segue até o Terminal Alvorada. Depois dos testes com os equipamentos, intensificados neste fim de semana, a prefeitura vai fazer testes com passageiros. O período de experiência vai ser de dez dias, mas ainda não tem data para começar.

 

O BRT começa a funcionar primeiro em horário restrito para testes, entre 10h e 15h, junto com três linhas alimentadoras do sistema nos bairros. Ao todo, dez estações vão estar abertas no trecho entre Santa Cruz e o Terminal Alvorada. “Acho que vai ser bom, porque vai aumentar a quantidade de pessoas que utilizam o transporte público”, comentou um rapaz. “Só depois desses testes, nós vamos abrir mais estações e iniciar o que a gente chama de Etapa 1, que é o serviço ligando Santa Cruz ao Terminal Alvorada, em todos os horários”, Sansão.

 

Em junho, o sistema começa a operar em 29 estações, entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz. A passagem vai custar R$ 2,75 e vai dar direito ao passageiro de embarcar no ônibus comuns, das linhas alimentadoras nos bairros, e continuar a viagem nos ônibus articulados BRT a partir do Terminal Alvorada, por exemplo.

 

O Túnel da Grota Funda ainda está passando pelos últimos ajustes. O BRT também vai fazer a ligação entre o Terminal de Santa Cruz e Campo Grande, e só estará funcionando totalmente em agosto, segundo a previsão da prefeitura.

 

Leia também:

 

Em Vitória (ES), programa de mobilidade prevê ponte, viadutos e corredores exclusivos de ônibus 

BRT já foi rejeitado pelo Rio de Janeiro há 30 anos 

No Rio, obras do BRT Transoeste estão em fase de conclusão 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário