Em Vitória (ES), programa de mobilidade prevê ponte, viadutos e corredores exclusivos de ônibus

Governo do Estado assinou contrato com o BNDES para financiamento da primeira etapa de construção do BRT

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Fonte: CBN Vitória  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 18 de maio de 2012

O Programa de Mobilidade Metropolitana compreende

O Programa de Mobilidade compreende 51 ações

créditos: Divulgação

O Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), lançado na manhã desta segunda-feira (14), pelo governo do Estado prevê obras viárias, melhorias para o transporte coletivo, implantação do BRT e de novos modais de transportes.

 

Durante o evento foi assinado contrato com o BNDES para financiamento da primeira etapa de construção do BRT, com recursos da ordem de R$ 530 milhões, que contarão também com mais R$ 242 milhões de contrapartida do governo. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Estadual dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e aprovado pelo BNDES. 

 

Também foram autorizadas as contratações dos projetos de pavimentação da estrada de acesso ao Porto de Capuaba, em Vila Velha e da Avenida América, em Cariacica. Essas obras serão executadas pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Setop.

 

O Programa de Mobilidade Metropolitana compreende 51 ações, entre elas a pavimentação de 179 km de vias, reformas de terminais do Transcol, implantação de melhorias na frota de ônibus atual e na comunicação com o usuário do sistema público de transporte coletivo. Estão previstas obras viárias, projetos e outras ações com entregas ainda este ano, até 2014, 2016 e após 2016.

 

O Estado espera mudar de patamar na prestação de serviços na área de transporte coletivo, com a integração do BRT ao sistema atual e diversos outros modais. Planejando a mobilidade, salienta o governador, os usuários do transporte coletivo   terão melhores condições e melhor qualidade para circular na Grande Vitória.

 

O secretário Fábio Damasceno explicou que o objetivo do PMM é promover a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, reorganizando os espaços urbanos, priorizando o transporte público coletivo e facilitando a mobilidade na Grande Vitória. Damasceno frisa que não são obras isoladas. A região metropolitana, segundo ele, é um grande eixo que precisa ser pensado como uma grande cidade, com 1,6 milhão de habitantes, levando em consideração o desafio viário de encontrar soluções entre morro e mar. O Programa foi planejado para gerar melhorias na mobilidade a médio e longo prazos, mas também compreende ações imediatas, principalmente no transporte coletivo.

 

Obras

 
Dentro do Programa, todos os municípios da Grande Vitória serão beneficiados. Cariacica é a cidade que possui a maior parte desses projetos, incluindo melhorias no Terminal de Campo Grande e Reforma e Ampliação do Terminal Itacibá. Junto com Viana, o município conta com quatro grandes obras. São elas: o Eixo Viana Norte, Corredor Sudeste, Corredor Leste Oeste e o Corredor José Sette, além do projeto de engenharia da 4ª ponte.

 

Vila Velha será beneficiada com obras como o Corredor Leste Oeste, Corredor Bigossi, Saída Sul, Av Perimetral, além da Alça da Terceira Ponte e o Terminal de Vila Velha em ampliação e modernização.

 

Já em Vitória e no município da Serra, as avenidas Fernando Ferrari e João Palácios já estão em obras, recebendo alterações em suas estruturas, garantindo benefícios para a mobilidade da Grande Vitória. A implantação do sistema de transporte hidroviário também está prevista no programa. 

 

BRT

 

Além das demais intervenções, o Programa de Mobilidade Metropolitana envolve a implantação do novo modelo de transporte público coletivo: o BRT.

 

Esse novo sistema de transporte conta com corredores exclusivos para ônibus, veículos de alta capacidade com tecnologia limpa, programação e controle de horários, estacionamentos e bicicletários, além de integração entre serviços e sistema de comunicação com os usuários.

 

Todas essas características proporcionarão, além do resgate das calçadas e espaços destinados aos pedestres, uma requalificação urbana da Grande Vitória, prevê o projeto.

 

Outro ponto do PMM é a multimolidade, a integração entre todos os modais de transporte, de acordo com a hierarquia viária estabelecida pela Nova Lei Federal de Mobilidade Urbana, que prevê prioridade para o pedestre, transporte coletivo, bicicleta, outros modais, como o hidroviário, e só então os veículos de passeio.

 

(Com informações do governo do Estado)

 

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Comentários

Mauro Sathler - 02 de Novembro de 2013 às 23:11 Positivo 0 Negativo 0

Os espaços pùblicos, quero dizer as vias tem que ser analisadas de forma democrática. Não vão conseguir forçar ou convencer a população a usar o ônibus. Seria o mesmo que usar o ORELHÃO nos dias de hoje. Os veículos do futuro farão a diferença.

Mauro Sathler - 02 de Novembro de 2013 às 22:59 Positivo 0 Negativo 0

Projetar uma nova ponte ao lado de duas que tem mais de 35 anos em uso, e que não funciona, ou melhor a maioria dos veiculos ficam a maior parte do tempo parados. Esta muito claro que os problemas existentes irão ficar ainda mais complexos. Ra ra ra

Mauro Sathler - 02 de Novembro de 2013 às 22:51 Positivo 0 Negativo 0

BRT ou BRX - Será que a sigla do Secretario Fabio Damacena , "BRT"vai conseguir realizar a sua proposta mirabolante; ou vai ter a mesma aceitação que as empresas do então sonhador e visionário empresário EIKE BATISTA como a OGX, Um grande projeto!!

Mauro Sathler - 04 de Outubro de 2013 às 20:35 Positivo 1 Negativo 0

O projeto da Quarta Ponte é mais delirante do que o projeto do Metro de superfície do então ex prefeito João Coser. Tomara que seja mais um projeto que só existe no papel.

Mauro Sathler - 21 de Maio de 2013 às 11:48 Positivo 2 Negativo 0

O valor do custo apenas do projeto da quarta ponte daria para resolver o problema da segunda ponte. É que a se construir um novo acesso na saida da segunda ponte do lado chegando em Vitória (proximo á rodoviária) seria o suficiente para resolver.

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