Ligeirão do Rio está entre os mais caros do mundo

A conta para se viajar mais depressa no Rio de Janeiro será uma das mais altas do mundo, considerando-se a comparação em dólar com outras metrópoles

Notícias
 

Fonte: Jornal Extra  |  Autor: Marcelo Dias  |  Postado em: 17 de maio de 2012

Corredor e ônibus do Transoeste, Rio de Janeiro

Corredor e ônibus do Transoeste, Rio de Janeiro

créditos: Fabio Rossi / O Globo

Prevista para ser inaugurada no próximo dia 21, a TransOeste — a primeira das quatro vias expressas de ônibus projetadas para a cidade — terá uma tarifa que custará 5,7 vezes a do Metrobus de Buenos Aires, por exemplo.

 

No Rio, a passagem custa R$ 2,75 ao longo de um trajeto de 56 quilômetros. Em Buenos Aires, pagam o equivalente a R$ 0,48. Em dólar, os cariocas desembolsam US$ 1,39 contra US$ 0,24 dos portenhos, segundo a cotação desta sexta-feira (11).

 

Comparando-se com outras cidades, percebe-se que a tarifa cobrada no Rio é pesada. Em Boston (EUA), paga-se US$ 1,25. Na Cidade do México, a população viaja por apenas US$ 0,36 ao longo dos 95 quilômetros do Metrobús — que é mais caro até do que o metrô. Em Bogotá, o preço da passagem da TransMilénio é de US$ 0,99. Inspirado nos corredores de Curitiba, o projeto colombiano virou referência mundial e conta com uma rede de 84 quilômetros.

 

Na China, a via expressa de Guangzhou serve a 800 mil passageiros por dia, um recorde mundial, ao longo de 22,5 quilômetros. Lá, a tarifa custa US$ 0,31. Na capital Pequim, a rede possui 55 quilômetros e a passagem vale US$ 0,26. No único BRT (bus rapid transit, na sigla em inglês) intercontinental, o Metrobüs de Istambul, na Turquia, a tarifa custa US$ 0,60.

 

Hoje, o corredor com maior número de passageiros no planeta é o de Guangzhou, na China, com 800 mil usuários por dia. Lá, a passagem custa quase um quinto do que no Rio. E se o espelho for brasileiro, Curitiba — que inventou o conceito de ligeirões, em 1972 — se dá o luxo de cobrar uma simbólica tarifa de R$ 1 aos domingos.

 

Passe mensal nos EUA é mais barato

 

Mesmo nos EUA, é possível economizar nos corredores. Em Los Angeles, na Orange Line, o passe mensal custa 38,3% a menos do que seria necessário para desembolsar durante 30 dias no Rio. Lá, o passageiro paga US$ 52 (ou R$ 101,44) para usar todos os meios de transportes públicos durante o dia inteiro, por todo o mês. Aqui, seriam necessários R$ 165 e, mesmo assim, válidos apenas por duas baldeações entre ônibus na TransOeste por duas horas.

 

Por outro lado, os cariocas contam com uma frota muito melhor do que a de seus vizinhos latinos. Segundo a Fetranspor, a idade média dos ônibus do Rio é de 5,5 anos. Na capital mexicana, as ruas estão cheias de coletivos com mais de três décadas de uso — exceto no Metrobús, a rede de corredores exclusivos para coletivos, onde os 370 veículos são novos.

 

Além disso, os ligeirões do Rio terão ar-condicionado, sem acréscimo de tarifa. Na Cidade do México, onde o Metrobús reordenou o trânsito no centro histórico, a refrigeração pesaria no bolso dos 760 mil passageiros.

 

— Isso encareceria a tarifa, que, por motivos políticos, não é reajustada desde 2008 — diz o engenheiro de transportes Marco Priego, da Embarq México, ONG especializada no desenvolvimento de ações de mobilidade urbana.

 

Alerta vindo do México

 

Antes mesmo de entrar em operação, a TransOeste já recebe orientações para correção de rumo. A ideia da Secretaria de Transportes de permitir que linhas alimentadoras circulem dentro do corredor em alguns trechos e o compartilhamento de, pelo menos, quatro quilômetros de pista com os demais veículos na Estrada da Pedra, em Sepetiba, jogam por terra o conceito de via expressa.

 

— Isso é um risco à operação de um corredor como esse, com o tempo de viagem ameaçado — alerta o subgerente de planejamento da mexicana Metrobús, David Escalante Sánchez.

 

De qualquer forma, os ligeirões chegaram para ficar. Em todo o globo, 137 cidades usam o sistema, com 22,5 milhões de passageiros diariamente. E a população parece aprová-los a ponto até de pagar mais taxas para isso.

 

— Fizemos um plebiscito e a população nos autorizou a aumentar 0,5% da taxa cobrada sobre vendas, que é de 15%, para esses projetos. Esperamos juntar US$ 40 bilhões em 30 anos, e antecipar parte desse dinheiro em pouco tempo para iniciar novos projetos — conta o gerente-executivo da Agência Metropolitana de Transportes de Los Angeles, Hitesh Patel.

 

No Rio, se o preço da passagem do ligeirão está entre os mais salgados, o carioca terá — se tudo sair como planejado, até 2016 — a segunda maior rede de corredores do mundo, com 153 quilômetros, atrás só da subutilizada malha de Melbourne, na Austrália, com 233 quilômetros para parcos 36,2 mil passageiros por dia. Só a TransOeste, que ligará a Barra da Tijuca aos bairros de Santa Cruz e Campo Grande, terá 64 estações. O projeto foi orçado em R$ 900 milhões.

 

Ligeirões mundo afora

 

Brasil

São Paulo: R$ 3 (US$ 1,52), com 38,5 mil passageiros por dia em 10,8km.

Rio de Janeiro: R$ 2,75 (US$ 1,39), com previsão de 220 mil usuários em 56km.

Curitiba: R$ 2,60 (US$ 1,32), com 505 mil usuários em 81,4km.

Goiânia: R$ 2,50 (US$ 1,27), com 240 mil passageiros em 13,5km.

 

EUA

Los Angeles: US$ 1,50 (R$ 2,94), com 27 mil usuários em 22,9km.

Boston: US$ 1,25 (R$ 2,45), com 29,6 mil usuários em 9,2km.

 

México

Cidade do México: US$ 0,36 (R$ 0,72), com 760 mil usuários em 95km.

 

Colômbia

Bogotá: US$ 0,99 (R$ 1,95), com 1,65 milhão de passageiros em 84km.

 

Chile

Santiago: US$ 1,19 (R$ 2,34), com 2,4 milhões de usuários em 53,5km.

 

Argentina

Buenos Aires: US$ 0,24 (R$ 0,48), com 100 mil passageiros em 12,5km.

 

Turquia

Istambul: US$ 0,60 (R$ 1,19), com 700 mil usuários em 45km.

 

China

Pequim: US$ 0,26 (R$ 0,51), com 200 mil passageiros em 55km.

Guangzhou: US$ 0,31 (R$ 0,62), com 800 mil usuários em 22,5km.

 

Leia também:

 

BRT já foi rejeitado pelo Rio de Janeiro há 30 anos 

No Rio, obras do BRT Transoeste estão em fase de conclusão 

Os dois lados de um mesmo BRT 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário