Os técnicos, acompanhados pelo titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Adail Fontenele e pelo presidente do Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes, percorreram um percurso de 4 km vistoriando o trecho da Linha Sul, saindo da estação elevada da Parangaba até a estação subterrânea de São Benedito. A vistoria é chamada de "teste de gabarito", e tem o objetivo de verificar o percurso do trem nos túneis e estações. O teste faz parte dos preparativos para a inauguração da Linha Sul.
A vistoria técnica desta quarta-feira foi a primeira realizada com um trem desde o início das obras das estações subterrâneas do metrô. O trem utilizado nesta vistoria foi o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que possui dimensões muito semelhantes às dos veículos Trens Unidades Elétrica (TUEs), que são movidos a energia elétrica e que vão operar no trecho.
A linha sul do Metrô de Fortaleza terá 24,1 km de extensão e vinte estações ligando Pacatuba ao centro de Fortaleza, totalizando um investimento de R$ 1,7 bilhão. As primeiras viagens comerciais devem ser realizadas no início de 2013.
Operação assistida
De acordo com o Metrofor, o governador Cid Gomes deve inaugurar parte da Linha Sul em junho e, a partir de então, a operação assistida, que irá transportar passageiros de Pacatuba à estação Parangaba, deve começar. Em outubro, os testes seguirão de Pacatuba até o Centro. A Linha Sul irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada.
Trens
Segundo a Seinfra, a previsão é que circulem 20 trens elétricos compostos por três carros, cada um. Os trens elétricos medem 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados. Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 km/h, embora passam alcançar 120 km/h.
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