SP: investimento no Metrô sobe, mas ainda é menor que o prometido

O Estado anunciou que investiria R$ 17,1 bilhões no Metrô, mas gastou apenas R$ 9,8 bilhões

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Fonte: Terra  |  Autor: Marina Novaes  |  Postado em: 17 de maio de 2012

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Um levantamento divulgado nesta quarta-feira pela bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), com base em informações do Sistema de Acompanhamento da Execução Orçamentária (Siego), mostra que o governo de São Paulo não usou quase a metade (43%) do valor anunciado em investimentos para o Metrô entre 2003 e 2011. De acordo com o balanço da oposição, no período, o Estado anunciou que investiria R$ 17,1 bilhões no Metrô, mas gastou apenas R$ 9,8 bilhões - ou seja, quase R$ 7,3 bilhões deixaram de ser gastos na área.

 

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Os dados fazem parte de um "diagnóstico" que a bancada petista pretendia apresentar no fim do mês, com base em informações oficiais. A divulgação do levantamento ocorre no mesmo dia em que um acidente envolvendo duas composições na linha 3-Vermelha do Metrô deixou mais de 40 feridos na capital paulista.

 

A colisão e as sucessivas panes registradas neste ano no Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) renderam várias críticas ao governo. Na avaliação de especialistas ouvidos pelo Terra, a administração estadual - responsável pelo sistema de transporte sobre trilhos - não tem investido pouco, mas paga o preço por ter demorado a agir. De fato, o mesmo levantamento demonstra que, se por um lado o governo ainda não cumpriu tudo o que prometeu, por outro, houve um aumento de investimentos nos últimos anos: o valor gasto com o Metrô em 2011 (R$ 1,3 bilhão) é 13 vezes maior que o executado em 2003 (R$ 99,9 milhões).

 

Para o Sindicato de Metroviários de São Paulo e para o líder do PT na Alesp, porém, ainda falta "vontade política". Eles afirmam que o transporte sobre trilhos em São Paulo não é prioridade para o governo.

 

"São 20 anos de falta de investimento no metrô e na CPTM. (...) Não houve falha humana e sim do sistema", atacou o presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Altino de Melo Prazeres Júnior.

 

"As promessas são feitas, os valores são anunciados, mas, na prática, as coisas simplesmente não saem do papel. (O levantamento) demonstra três coisas: ou houve uma inversão de prioridades no caminho, ou eles são ruins de planejamento, ou são ruins de execução. Eu acho que são as três coisas. Eles não estão priorizando o transporte sobre trilhos", disse o deputado estadual Alencar Santana, líder da bancada petista.

 

Já em relação à CPTM, o balanço mostra que não foi pago 17% do valor previsto para ser investido no sistema entre 2003 e 2011, embora o investimento tenha praticamente dobrado entre um ano e outro.

 

"O que aconteceu é que São Paulo ficou muito tempo sem acreditar no transporte sobre trilhos, investindo em carros e no transporte individual. Estamos pagando o preço por ter passado mais de 30 anos sem investir na área", avaliou Ailton Brasiliense, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em referência ao período entre a década de 1970 e o início dos anos 2000. "A oferta que temos hoje era o que deveríamos ter há 25 anos", completou.

 

Governo diz que investirá R$ 45 bilhões

 

Procurada pelo Terra, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) informou, por meio de nota, que "em nenhum momento o governo de São Paulo deixou de investir no transporte metro-ferroviário", e respondeu que, até 2015, "serão investidos R$ 45 bilhões pelo PPA (Plano Plurianual) na compra de trens, expansão e modernização do Metrô e da CPTM".

 

O órgão também explicou que, em relação ao ano passado, parte do dinheiro orçado não foi investido por conta da "paralisação das obras de expansão na Linha 5-Lilás, por ordem judicial, e atrasos nas liberações dos licenciamentos ambientais para implantação da Linha 17-Ouro e para o prolongamento, em monotrilho, da Linha 2-Verde".

 

"Cabe esclarecer que os valores que não foram executados, por motivo de força maior, estão em poder do Tesouro do Estado e já vem sendo aplicados nas obras de ampliação do Metrô", completou.

 

Já o PSDB divulgou uma nota rebatendo o partido rival e defendendo o governo do Estado - comandado pela legenda há quase duas décadas. "É lamentável que o PT utilize um acidente para fazer política partidária e atacar o governo com inverdades. (...) O governo de São Paulo investe pesadamente no Metrô, (...) tudo isso foi feito pelos governos do PSDB, sem um real em auxílio do governo federal do PT", rebateu a cúpula tucana em São Paulo.

 

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