Metrô de Salvador vai operar no segundo semestre só para testes

O governo do estado vai buscar R$ 32 milhões junto à União para colocar em funcionamento a linha 1 do metrô (Lapa-Acesso Norte) no próximo semestre

Notícias
 

Fonte: Correio 24 horas  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 09 de maio de 2012

Metrô de Salvador

Metrô de Salvador

créditos: Divulgação

O governo do estado vai buscar R$ 32 milhões junto à União  para colocar em funcionamento a linha 1 do metrô (Lapa-Acesso Norte) no próximo semestre. Mas isso não significa que o metrô vai operar comercialmente, como quer a prefeitura. 

 

“A posição do governo é que não é viável funcionar comercialmente só com os seis quilômetros. Mas, os equipamentos já ficaram parados tempo demais e precisam ter algum funcionamento para preservar o investimento. Só vale operar comercialmente quanto tiver pelo menos a conclusão da linha da Paralela. Não podemos fazer coisa de amador”, afirmou o secretário  da Casa Civil, Rui Costa, que participou ontem de uma reunião com o governador Jaques Wagner e o vice-prefeito Edvaldo Brito. 

 

Segundo ele, a operação da linha 1 do metrô será feita de forma assistida. “Terá transporte de passageiro, mas não será contínua. Podemos operar três dias por semana, por exemplo, e depois quatro. Mas são os técnicos que vão dizer. A operação será para condicionar, para testar o equipamento”, disse Costa, referindo-se à revisão dos vagões e manutenção do sistema. 

 

A previsão, diz ele, é que a operação assistida funcione até o final do ano. “Chegamos a um entendimento com o município. A perspectiva é que a operação assistida vá até o final do ano e, após o condicionamento, será entregue ao vencedor da PPP”.

 

Na reunião, ficou acertado que a complementação da linha 1, com 12 km de extensão, entre a Lapa e Pirajá, será incluída no projeto de implantação da linha 2, do Acesso Norte, em Salvador, a Lauro de Freitas, passando pela Paralela, através de Parceria Público-Privada (PPP).

 

Leia também:

 

Londrinos vão às urnas para escolher novo prefeito; veja o que há de semelhante com Salvador 

Entre as cinco piores calçadas visitadas pelo Mobilize, quatro estão em Salvador 

Polêmica do metrô de Salvador deve esquentar debates na Câmara 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário