A audiência pública para a implantação do metrô de Curitiba está marcada para o próximo dia 15 de maio, uma terça-feira, das 19h às 21h, no Memorial da Cidade. A audiência vai divulgar informações aos interessados da licitação para a construção e operação do metrô.
“A modelagem da PPP prevê que as empresas recebam após a obra entregue, o que dá a garantia de que o metrô será construído no tempo previsto ou até mesmo antes do prazo”, disse o prefeito Luciano Ducci.
A obra está orçada em R$ 2,33 bilhões, o prazo de execução é de quatro anos e a concessão para exploração dos serviços se estenderá por 30 anos. A expectativa que a licitação, de caráter internacional, seja lançada na segundo quinzena de julho e que obras iniciem até o final de 2012.
O aviso publicado na quinta-feira também abre o prazo, de 16 de maio a 18 de junho, de consulta pública do edital de licitação que terá os anexos e minuta do contrato dispostos à partir da audiência pública no www.curitiba.pr.gov.br.
Durante o período de consulta pública, os interessados poderão apresentar comentários e sugestões sobre o edital de licitação que deverão ser encaminhados no metrocuritibano@smad.curitiba.pr.gov.br.
O Metrô Curitibano usará três sistemas construtivos: Elevado, Cut and Cover (túnel de média profundidade) e Túnel NATM (New Austrian Tunneling Method). No primeiro trecho, na região da CIC, o metrô será em sistema elevado numa extensão de 2,2 quilômetros. Em seguida, 7,3 quilômetros serão construídos pelo sistema de túnel raso, com profundidade de até 17 metros. Esse sistema segue até perto da estação Água Verde.
O método construtivo nesse sistema consiste da execução das paredes laterais, seguida da remoção da terra e só então a construção das estruturas definitivas, como paredes, lajes e pilares. A parte mais profunda do sistema, entre 17 e 35 metros, seguirá da estação Água Verde até o Centro.
A Linha Azul, como é chamada a primeira etapa do Metrô, ligará a CIC-Sul, próximo à Rua Nicola Pelanda, ao Centro de Curitiba, até a Rua das Flores, num trecho de 14,2 quilômetros que passa por 13 estações. “O curitibano que embarcar no Pinheirinho descerá na Rua das Flores em menos de 25 minutos. Sem a preocupação de dirigir, sem que o seu carro emita um só grama de carbono. E, ao final do dia, voltará mais cedo para a sua família”, diz Luciano Ducci.
Das 13 estações, somente uma será elevada, a Estação CIC-Sul - primeira após o pátio de manobra. Esta estação ficará localizada na BR-476 entre a Rua Nicola Pellanda e a Rua Izaac Ferreira da Cruz. No local será construído um terminal de integração, com o objetivo de aliviar os Terminais Pinheirinho e Capão Raso.
O primeiro nível dessas estações, além do acesso dos passageiros, contará com um amplo estacionamento para veículos e bicicletas. O objetivo é criar atrativo de integração para atrair motoristas de carros para o novo modal.
O metrô vai atender 475 mil usuários e substituirá 110 ônibus que rodam 20 quilômetros por dia. A frota terá 25 trens, compostos por cinco carros cada, com capacidade para transportar 1.450 passageiros por viagem. Cada carro equivale a um ônibus biarticulado. Com o metrô, haverá uma redução da emissão de 8,5 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera e também a redução de três decibéis de ruído.
Nas atuais canaletas dos biarticulados será construído um parque linear com ciclovias e áreas verdes para a prática de esporte. “Na superfície, os curitibanos terão um parque linear com 13,4 quilômetros de ciclovias, áreas de lazer, de esporte, de convivência. O concreto da pista que hoje suporta os ônibus vai passar a ser cenário para a família, das bicicletas e da natureza”, aponta o prefeito.
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