Calçadas do RJ estão entre as piores do país

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos disse que a responsabilidade da manutenção das calçadas da cidade é compartilhada

Notícias
 

Fonte: Band.com.br  |  Autor: Metro RJ  |  Postado em: 27 de abril de 2012

Calçada mal conservada no Rio de Janeiro

Calçada mal conservada no Rio de Janeiro

créditos: Bruna Prado

As calçadas do Rio de Janeiro foram apontadas como uma das piores entre 12 capitais analisadas em um levantamento feito pelo portal Mobilize Brasil, divulgado nessa quinta-feira. No ranking com os melhores e os piores endereços, de acordo com critérios como acessibilidade e conforto, a capital fluminense aparece em penúltimo lugar, com uma média de 4,5 pontos.

 

O Rio só fica à frente de Manaus, que teve o pior resultado, com 3,6 pontos. Já Fortaleza foi a cidade que teve a melhor nota (7,6), seguida por Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Goiânia, Brasília, Natal, Recife e Salvador.

 

O estudo apontou as calçadas no entorno da Central do Brasil como uma das piores, mal conservadas, assim como as da Rodoviária Novo Rio, com piso irregular, degradado, com buracos e desníveis, além de não haver rampas de acessibilidade.

 

O famoso calçadão da Praia de Copacabana também é alvo de críticas: “O piso é irregular, com vários remendos e desníveis”. Já as calçadas do bairro de Botafogo “apresentam mosaicos de pedras com desníveis, irregularidades e fissuras que dificultam a circulação”.

 


A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos disse que a pesquisa é muito abrangente e que a responsabilidade da manutenção das calçadas da cidade é compartilhada: “Nas áreas públicas como praias, canais e praças, a responsabilidade de conservar calçadas é da prefeitura. Já nos trechos em frente a propriedades particulares, sejam residenciais ou comerciais, quem deve fazer a conservação é o proprietário”.

 

Em janeiro, o órgão constatou que 17% das 573 notificações emitidas a condomínios e concessionárias  não foram atendidas e os responsáveis foram multados (o valor não foi divulgado).

 

A secretaria informou que, de junho de 2011 a março de 2012, foram feitas vistorias em 19 bairros. “Ao todo, 5.081 não conformidades foram identificadas e 72% dos casos, resolvidos”.

 

Leia também:

 

Calçadas mal mantidas, com buracos e sem rampas. No Rio, não se salva nem Copacabana

Calçadas do Brasil: Não há nada a comemorar!

Mobilize lança a campanha "Calçadas do Brasil"

Comentários

Mauro Cesar da Silva Ribeiro - 10 de Maio de 2012 às 13:45 Positivo 1 Negativo 0

Mesmo com a responsabilidade dos proprietários, a prefeitura do Rio tem o dever de fazer cumprir a lei. Não possui programa sério de fiscalização e até as áreas públicas de sua responsabilidade não possuem a manutenção adequada. Desculpa velha...

Ilza - 01 de Maio de 2012 às 22:03 Positivo 1 Negativo 0

Moro em Vila Valqueire e o problema é que as Ruas Urucuia ,Rua das Rosas e Tejo em alguns trechos nao tem calçadas, as que tem são desniveladas, servem de estacionamento, deposito de material de construçao, carros velhos,entulhos,oficinas e bares

m.helena correa - 27 de Abril de 2012 às 20:46 Positivo 0 Negativo 0

Na Lapa já nem tem calçadas...são RAMPAS E ESCADARIAS sem manutenção alguma...sou proprietária de Bar alí e, perde-se frequência pela..SUJEIRA NAS RUAS, MALANDROS, BÊBADOS,ESTUPRADORES, PIVETES, LADRÕES...enfim sem condições de TURISMO!GRATA...

Clique aqui e deixe seu comentário