Desrespeito do motorista e rampas mal localizadas são ponto fraco de Fortaleza

Capital cearense teve nota 7.6 no levantamento de calçadas do Mobilize Brasil. Falta de planejamento urbano explica maior parte dos problemas

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Lúcio Pontes Filho*  |  Postado em: 26 de abril de 2012

Av. Hist. Raimundo Girão (P. de Iracema)

Av. Hist. Raimundo Girão (P. de Iracema)

créditos: Lúcio Pontes Filho

Ruas movimentadas de Fortaleza foram visitadas pela equipe de reportagem do Mobilize para avaliar o estado de suas calçadas. Embora semáforos e faixas de pedestre sejam vistos em frente à saída das escolas, esta não é a regra para outras localidades. O mais comum são faixas apagadas, e sobram reclamações sobre carros avançando sinais, em desrespeito ao pedestre.

 

No Centro de Fortaleza, apesar de esforços recentes da administração para garantir áreas para o pedestre, as rampas de acesso são raríssimas, e os camelôs disputam espaço com as pessoas. Em algumas ruas, principalmente no período que antecede a volta às aulas, vendedores de livros escolares usados ocupam as calçadas nas ruas Floriano Peixoto, Barão do Rio Branco e Major Facundo.

 

Na Avenida Beira Mar, onde se concentra a maior parte da rede hoteleira e muitas residências no entorno, o fluxo de pessoas no calçadão durante todo o dia é intenso. O piso é regular e bem iluminado. No entanto, e apesar de uma recente reforma para atender a quem circula a pé no local, há queixas sobre a conservação do passeio público.

 

Outro ponto crítico é a acessibilidade. As rampas, muitas delas, são colocadas distantes das faixas de pedestres, o que leva os cadeirantes a atravessarem fora delas: “As calçadas aqui até que estão bem cuidadas, no entanto não há rampa de acessibilidade nas faixas, algo lamentável e preocupante”, queixa-se o jornalista Reinaldo Braga, que conduzia a filha acidentada em cadeira de rodas.

 

Nesse trecho, o calçadão da Beira Mar, uma tradicional feirinha de artesanato ocupa totalmente o espaço, dificultando o caminho dos pedestres. Não bastasse, bicicletas utilizam o calçadão alegando falta de uma ciclovia na orla de Fortaleza.

 

Do lado oposto do calçadão o passeio é estreito para o pedestre, que muitas vezes divide com veículos um espaço que deveria ser seu. O português Manoel Silva, que mora em Fortaleza desde 2005 e caminha nas imediações da Beira Mar, critica: “Além de faltar espaço na calçada, os automóveis estacionam nos canteiros e obrigam pedestres a caminharem, ora pela calçada, ora pelo asfalto”, protesta.

 

Na movimentada Praia de Iracema, local onde deverá ser realizada a Fan Fest durante a Copa, a situação é parecida. Em duas avenidas importantes do bairro – Historiador Raimundo Girão e Almirante Barroso -, o pedestre tem que dobrar a atenção na hora de atravessar a via; há pouca área de circulação na calçada e, em pontos como nas paradas de ônibus, o passeio já nem existe mais.

 

Legislação

 

A lei de Uso e Ocupação do Solo de Fortaleza, de 1996, proíbe a construção de estacionamentos ou garagens que impeçam o trânsito de pedestres. Uma nova legislação, em vias de ser votada, atualizará a discussão sobre a  utilização das calçadas da cidade, de modo a garantir o espaço do pedestre, incluindo gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

 

Também tramita na Câmara Municipal a criação do Instituto de Planejamento de Fortaleza, o Iplanfor, órgão que deverá pensar políticas públicas de planejamento urbano para a cidade. A padronização das calçadas de Fortaleza e liberação das calçadas para uso exclusivo de pedestres é um projeto antigo da prefeitura. Atualmente estão em execução as obras do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza – Transfor, que deverão levar a padronização das calçadas para toda a cidade.

 

Até o momento foram concluídas obras do Transfor nas avenidas Jovita Feitosa, 13 de Maio e Domingos Olímpio. Estão em obras as avenidas Costa Barros e Pontes Vieira. Ruas do entorno destas avenidas também passarão por intervenções de drenagem e recapeamento. De acordo com a prefeitura, o objetivo é realizar obras de infraestrutura viária nas avenidas para reduzir o tempo de viagem entre os terminais de integração.

Entre as intervenções nestas ruas e avenidas está prevista a padronização das calçadas.

 

Para a Copa de 2014, entre as mudanças a serem feitas nas cinco avenidas que dão acesso ao Castelão, também está programada a padronização das calçadas e dos canteiros centrais. A prefeitura salienta que o Transfor prevê a construção de 164 km de calçadas padronizadas com acessibilidade.

 

 FORTALEZA

 

Locais avaliados:

Avenida Beira Mar

Onde se localizam os principais hotéis e restaurantes de Fortaleza. Muito movimentada, principalmente das 5h às 8h da manhã, das 17h às 21h, e nos finais de semana, a partir das 16h: o calçadão comporta bem os pedestres, mas um dos maiores problemas é a falta de ciclovias que faz os ciclistas optarem por utilizar o calçadão, mesmo sendo proibido. O espaço do calçadão também é ocupado por vários ambulantes e artistas que se apresentam para as pessoas que passeiam por ali. Além disso, o espaço conta com rampas de acesso para deficientes, mas nem todas estão localizadas nas faixas de pedestres. Do lado oposto ao calçadão, as calçadas são bem menores e apresentam muitas irregularidades. Ressalta-se que nos meses de janeiro, julho e dezembro, o movimento neste local se intensifica por conta da alta estação de turismo.

 

Praia de Iracema

Bairro tradicional e boêmio de Fortaleza. Na parte da orla e do conhecido Aterro de Iracema onde acontecem shows e eventos da cidade, o calçadão é similar ao da Beira-Mar. Entretanto, nos arredores da faixa de praia, as calçadas são muito ruins. Falta espaço para o pedestre circular, além de não haver mais calçadas em alguns desses pontos. A péssima condição das calçadas, principalmente na avenida Historiador Raimundo Girão, exige dos usuários do transporte público atenção redobrada na hora do embarque e desembarque.

 

Centro de Fortaleza

Principal bairro comercial de Fortaleza. Apesar de haver vários shoppings em diversos bairros da cidade, o Centro continua bastante movimentado de segunda a sábado. Há pouco espaço para a circulação de pessoas nas calçadas, que são tomadas por ambulantes, muitos deles sem autorização. O problema se agrava nos meses de dezembro e janeiro, quando esses ambulantes oferecem livros escolares. Faltam rampas de acesso adequadas para pessoas portadoras de deficiência.

 

Avenida Bezerra de Menezes

Avenida que dá acesso ao litoral oeste do Ceará e ao norte do estado, recentemente reformada pela prefeitura de Fortaleza: calçadas regulares, seguindo um padrão, inclusive para os estacionamentos de estabelecimentos comerciais com rampas de acesso para deficientes em todas as esquinas, ciclovias e espaço adequado para a circulação de pedestres.

 

Avenida Domingos Olímpio

Principal avenida do carnaval de rua de Fortaleza, onde se apresentam os blocos de Maracatu e escolas de samba. Assim como a avenida Bezerra de Menezes também foi recentemente reformada. Suas calçadas seguem o padrão definido pela prefeitura de Fortaleza.

 

Avenida Washington Soares

Avenida que dá acesso ao litoral leste do Ceará e a região do Vale do Jaguaribe: Atualmente passa por uma série de reformas, por conta da construção do Centro de Eventos do Ceará. Suas calçadas ainda não seguem um padrão, mas estão em boas condições.

 

 

Local  Irregularidades Degraus Largura Rampas Obstáculos Iluminação Paisagismo Sinalização Média
Avenida Beira Mar 10 10 8 7 5 10 7 10 8,38
Centro de Fortaleza 5 10 7 5 0 7 3 6 5,38
Avenida Bezerra de Menezes 10 10 10 10 8 10 5 10 9,13
Praia de Iracema 5 10 4 4 5 5 5 7 5,63
Avenida Washington Soares 7 10 7 5 8 10 7 10 8,00
Avenida Domingos Olímpio 10 10 10 10 8 10 5 10 9,13
                Média total: 7,60

 

 

REGULAMENTAÇÃO

 

- Plano Diretor de Fortaleza: aprovado em 2011 pela Câmara Municipal de Fortaleza. Ainda necessita de leis complementares para que seja regulamentado e possa entrar em vigor.

- Instituto de Planejamento do Município de Fortaleza – Iplanfor: Tramita na Câmara Municipal a lei que determina a criação deste órgão, cujo objetivo é pensar uma política de planejamento urbano para a capital cearense.

 

* Colaborou: Roberta Maia

Comentários

Max Swell Veras Ribeiro - 13 de Junho de 2012 às 12:01 Positivo 0 Negativo 0

Este é só um exemplo de uma obra moderna em curso na cidade de Fortaleza que fará parte do pacote de obras de mobilidade para a tão badalada copa do mundo de futebol FIFA 2014. Infelizmente o povo ainda não aprendeu a exercer seu papel de cidadão.

Max Swell Veras Ribeiro - 13 de Junho de 2012 às 11:54 Positivo 0 Negativo 0

Temos obras do metrofor sendo realizadas desrespeitando a legislação que regulamenta o passeio público (calçadas). Basta conferir as obras na avenida José Bastos no trecho entre os bairros: Damas e Rodolfo Teófilo. Cadê as autoridades responsáveis?

Max Swell Veras Ribeiro - 13 de Junho de 2012 às 11:36 Positivo 0 Negativo 0

Lamentavelmente quando se discuti algo sobre a cidade de interesse comum, sempre se aborda o tema focado em uma determinada área, e essa sempre é a nobre voltada para o setor turístico. Quando na verdade deveria-se discutir o assunto em sua amplitude

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