Governador de São Paulo promete mais 126 km de metrô até 2018

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu ontem que a rede de metrô de São Paulo alcançará cerca de 200 km em 2018

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Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: José Benedito da Silva  |  Postado em: 20 de abril de 2012

Metrô do Futuro

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créditos: Editoria de Arte/Folhapress

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu ontem que a rede de metrô de São Paulo alcançará cerca de 200 km em 2018, o que significaria quase triplicar a malha atual, que é de 74 km.

 

Com isso, atingiria a mesma dimensão dos sistemas da Cidade do México (202 km) e de Paris (213 km) e metade da do metrô de Londres (400 km), o maior da Europa Ocidental.

 

"Até o fim do meu mandato, em 2014, vamos entregar 30 km de metrô e deixar mais de 90 km em obras. A meta é chegar a 200 km de metrô."

 

Para atingir o objetivo, Alckmin terá de imprimir um ritmo muito diferente do adotado desde que o PSDB chegou ao governo do Estado, em 1995, com Mario Covas.

 

À época, São Paulo tinha 49 km de metrô --ou seja, em 17 anos de governo, a rede cresceu 25 km. Para chegar à meta em 2018 --quando ainda poderá ser governador, já que deve disputar a reeleição em 2014--, o tucano precisará construir 21 km ao ano.

 

A estimativa foi feita ontem durante a assinatura de convênio para consultoria com o Banco Mundial para estruturar parcerias público-privadas para três novas linhas.

 

Das três, a mais próxima de virar realidade é a 6-laranja, que irá ligar, na primeira fase, Brasilândia (zona norte) ao centro, cruzando Perdizes, Pompeia, Higienópolis, Pacaembu e Bela Vista.

 

Já com licitações em andamento (como projetos de estações e laudos de desapropriação), está prevista para entrar em operação em 2017.

 

As outras linhas que deverão ter dinheiro privado são a 18-bronze (São Paulo ao ABC) e 20-rosa, que irá ligar o bairro da Lapa (zona oeste) a Moema (sul).

 

EM OBRAS

 

Três linhas estão em obras, sendo as mais avançadas o monotrilho da zona leste, que deve chegar a Cidade Tiradentes em 2016, e o prolongamento da linha 5-lilás, de Santo Amaro a Chácara Klabin, que pode operar em 2015.

 

Outra linha em construção é a 17-ouro, que vai ligar Congonhas ao Jabaquara e ao Morumbi. A primeira fase, do aeroporto à marginal Pinheiros, deve estar pronta em 2014, antes da Copa do Mundo.

 

Também já tem as primeiras licitações e sondagem de solo em andamento a linha 15-branca, que vai ligar Vila Prudente (leste) à via Dutra.

 

Integram a conta de Alckmin as extensões da linha 4-amarela a Taboão da Serra (Grande SP) e o prolongamento da linha 5 ao Jardim Ângela (zona sul).

 

Segundo o vice-governador Guilherme Afif Domingos, que preside o Conselho Gestor de PPPs, algumas das principais empreiteiras do país manifestaram interesse nos projetos, mas o governo quer disputa internacional.

 

O Banco Mundial vai ajudar a modelar a engenharia financeira e o tipo de PPP, que pode ser total (a empresa constrói e opera a linha) ou parcial (o governo constrói e concede a operação).

 

Além de dinheiro das PPPs, o governo conta ainda com recursos federais e empréstimos de bancos como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o BNDES.

 

No Plano Plurianual 2012-2015, o governo projetou um investimento de R$ 45 bilhões na rede de trens e metrô.

 

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