Os vereadores paulistanos aprovaram no dia 3/4 o Projeto de Resolução 24/2011, que cria o Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável. De autoria do vereador Carlos Neder (PT), a proposta visa permitir que organizações da sociedade civil e parlamentares de diversos partidos possam debater e elaborar propostas para o futuro Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade.
O fórum se reunirá na Câmara Municipal e, nas discussões sobre o PDE, deverá priorizar a sustentabilidade sócioambiental, a participação cidadã e o controle social na formulação e execução das políticas públicas.
De acordo com o projeto aprovado, cidade saudável e sustentável é aquela que associa formas de crescimento menos agressoras ao meio ambiente, com redução do uso de energia, melhoria do transporte público e outras medidas que visem à melhoria da qualidade de vida de seus moradores.
“Este projeto é inovador, na medida em que cria um fórum da sociedade civil na Câmara Municipal que não se confunde com as comissões permanentes e temporárias da Casa nem com as frentes parlamentares”, comemorou o vereador Carlos Neder, logo após a aprovação de sua proposta. “As próprias organizações da sociedade civil é que farão as regras de funcionamento do fórum”, acrescentou.
Para o parlamentar, o novo espaço de debate entre sociedade civil e Legislativo “passa a ser um aliado do movimento promovido pela Rede Nossa São Paulo de divulgação do Programa Cidades Sustentáveis”.
Maurício Broinizi, coordenador da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, saúda a iniciativa de Carlos Neder e a aprovação da proposta pela Câmara Municipal. "É fundamental que o Legislativo paulistano, junto com a sociedade civil, construa novos paradigmas de desenvolvimento para a cidade", destaca Broinizi.
A Rede, em parceria com o Instituto Ethos e a Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, tem apresentado em diversas cidades do país o Programa Cidades Sustentáveis, que oferece um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento sustentável dos municípios.
Mais de 200 pré-candidatos a prefeito já assinaram a carta-compromisso com o programa. Na capital paulista, já subscreveram o documento, comprometendo-se a implantar as propostas caso sejam eleitos, os pré-candidatos Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB), Netinho de Paula (PCdoB) e Soninha Francine (PPS).
Leia também:
Jurandir Fernandes: "O metrô de São Paulo não está em colapso"
Transporte em São Paulo: usuários crescem mais de 1 Campinas
Metrô suspenso muda paisagem na Zona Leste de São Paulo