O corredor de ônibus Campo Limpo-Rebouças-Centro perdeu 71 mil passageiros por dia e três linhas que passavam por ele com a inauguração da Linha 4-Amarela do Metrô, que faz o mesmo trajeto. Mas o seu trânsito piorou no mesmo período, contrariando a expectativa do governo de que o tráfego fosse fluir melhor na região.
Segundo a SPTrans, em março de 2012 foram transportadas, em média, por dia útil, 328 mil pessoas nas linhas do corredor Campo Limpo-Rebouças-Centro, ante 399 mil por dia em março de 2011, quando o metrô funcionava em tempo reduzido. A SPTrans informa ainda que, em setembro de 2011, quando foi implantado o horário integral na Linha 4 do Metrô, a velocidade média no corredor Rebouças era de 17,8 km/h. Hoje a velocidade média dos ônibus está em 14 km/h.
Para a SPTrans, a redução na velocidade dos ônibus que circulam pelo corredor se explica pelas obras que estão sendo feitas em toda sua extensão. Os trabalhos começaram em maio de 2011 e só vão terminar em maio deste ano. Mas, segundo a secretaria, é justamente o trecho atual da reforma que prejudica mais o trânsito. “Hoje, a obra já passou pela Avenida Rebouças e está na Rua da Consolação. Como nesse trecho a interferência no trânsito é maior, a velocidade média dos ônibus está em 14 km/h, o que explica a diferença da velocidade entre os meses”, disse a estatal em nota.
Para o engenheiro Creso de Franco Peixoto, mestre em Transportes, a explicação é outra. “Possíveis questões contratuais com as empresas de ônibus fazem com que não diminua o número de ônibus circulando, apesar da redução do número de passageiros”, disse. Peixoto se refere ao fato de que as empresas recebem conforme uma fórmula que leva em conta o número de partidas e, portanto, perderiam dinheiro se tirassem ônibus de circulação.
Mesma opinião tem a diretora do Movimento Defenda São Paulo, Lucila Lacreta. “Muitos ônibus perderam passageiros para o metrô mas continuaram circulando atrapalhando o trânsito”, disse. “Para evitar isso a Prefeitura teria de peitar os interesses das empresas de ônibus”. A SPTrans confirma que o número de partidas entra na fórmula de remuneração das empresas, mas nega que mantenha os ônibus para atender aos empresários.
Jurandir Fernandes, secretário estadual de Transportes Metropolitanos, é quem menos comemora o fenômeno da migração para o metrô, já saturado. “Nós pagamos o preço do nosso sucesso”, disse. “ Tiramos passageiros do corredor. Eu não gostei disso. Eu queria que eles ficassem lá, lógico".
Passageiros elogiam conforto, mas reclamam do trânsito
Os estudantes Mayara Vitor e Jeferson Soares utilizam todos os dias o corredor de ônibus Campo Limpo-Rebouças-Centro para ir para a escola e não veem melhora no trânsito com a inauguração da Linha 4 do Metrô. Apesar disso, preferem o ônibus porque acham mais confortável. “O Metrô é mais rápido, mas também mais cheio e não tem lugar para sentar”, disse Mayara. “O ônibus a gente pega no ponto inicial e dá para ir sentado”, completou Jeferson Soares.
Conforto é o que fala mais alto também para o estudante José Carlos do Rosário, outro usuário do corredor. “Levo 20 minutos a mais de ônibus porque o trânsito continua péssimo”, disse. “Compensa porque vou sentado.”
Outra passageira que prefere o ônibus apesar do trânsito é Francisca das Chagas. “Para usar o metrô eu tenho de fazer muita baldeação e enfrentar muita escada rolante nas estações”, disse. “Prefiro então enfrentar o trânsito caótico aqui do corredor".
Apesar das pessoas que ainda preferem o ônibus no corredor Rebouças, é cada vez mais crescente o número de passageiros que migraram para o Metrô. Em 26 de setembro do ano passado foi inaugurada a Linha 4, em horário integral. Com isso, ela saltou de 200 mil passageiros por dia para 601 mil passageiros por dia.
São pessoas como o engenheiro Hamilton Ferreira, que agora viaja todo dia no Metrô. “Ganho meia hora em cada viagem”, disse.
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