A Prefeitura de Campo Grande espera entregar no segundo semestre 6,3 quilômetros de ciclovia na avenida Gury Marques (saída para São Paulo), que começa na altura da ciclovia da rua dos Cafezais e termina em frente ao portal de acesso à reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Neste ponto vai se interligar com a ciclovia da Via Morena. Assim, o ciclista poderá chegar com mais segurança, entrando à esquerda, ao centro da cidade na região do Mercado Municipal e à direita, seguir até a rua Spipe Calarge, margeando o Parque Linear do Cabaça.
Com este novo trajeto, os ciclistas passam a dispor na cidade de 67,31 quilômetros de ciclovias, o equivalente a distância de Campo Grande a Sidrolândia ou a Bandeirante.
Com recursos do Ministério das Cidades, estão sendo investidos R$ 1,1 milhão neste projeto, elaborado em 2007. Neste período, sofreu algumas mudanças, especialmente no trecho próximo da estação rodoviária, que não existia quando foi formulado.
Segundo os técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, a pista da nova ciclovia terá três metros de largura. São pelo menos 120 mil habitantes na sua área de influência que passarão a ter na bicicleta uma opção segura e econômica de transporte. “Quem mora em bairros como Paulo Coelho Machado, Jardim Canguru e Marajoara tem hoje a ciclovia da rua Cafelândia que se estende até a rua Patrocínio, não vai de bicicleta até o centro para não se arriscar a enfrentar o trânsito da Gury Marques que absorve o tráfego pesado de ônibus e caminhões que vão em direção à saída de São Paulo”, explica o diretor da Agetran, Rudel Trindade Júnior.
A malha de ciclovias existente e os trechos que estão sendo construídos oferecem alternativas de trajeto que ligam pontos extremos da cidade. Por exemplo, hoje é possível o ciclista sair da Coopahvila II, seguir pelo Parque Linear do Lagoa, entrar na avenida Duque Caxias para alcançar os altos da avenida Afonso Pena ou a início da Cândido Mariano.
Confira a malha de ciclovias existentes e em construção na Capital.
Ciclovias já existentes:
- Orla I: 2,30 km - Da avenida Júlio de Castilho até a rua Plutão.
- Avenida Coronel Antonino (saída para Cuiabá): 4,93 km - Da avenida Rodoviária até a rotatória do anel rodoviário.
- Sóter: 4,44 km - Da avenida Mato Grosso até o Parque Sóter.
- Avenida Dom Antônio Barbosa: 2,14 km - Da avenida Tamandaré até a avenida Presidente Vargas.
- Avenida Afonso Pena: 5,68 km - Da rua Alagoas até a entrada do Parque dos Poderes.
- Rua Petrópolis: 0,94 km - Da rua Melvin Jones até a rua José Garcia Lopes Filho.
- Via Morena (avenida Fábio Zahran): 4,02 km - Da rua 26 de Agosto até a rua Duartina.
- Segredo: 5,53 km - Da rua Ovideo Serra até a rua Pintassilgo
- Cabaça I: 1,35 km - Da rua São Miguel até a rua Spipe Calarge * OBS: Cabaça II não tem ciclovia.
- Avenida. dos Cafezais: 2,41 km - Da avenida Gury marques até a rua Patrocínio.
- Via Morena: 4,50 km - Da avenida Júlio de Castilho até a avenida Tiradentes.
- Imbirussu/Serradinho: 8,30 km - Da avenida Duque de Caxias até a rua Dr. Euler de Azevedo.
- Lagoa: 11,37 km - Da avenida Duque de Caxias até o anel rodoviário.
- Orla Morena II: 2,20 km - Da rua Plutão até a rua Eça de Queiroz.
Total: 60,11 km
Obras em andamento:
- Orla Ferroviária: 0,90 km - Da avenida Mato Grosso até a avenida Afonso Pena.
- Ciclovia saída para São Paulo: 6,30 Km
Total: 7,20 Km
Total geral : 67,31 km
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