Trânsito de Curitiba começa hoje a ser monitorado em tempo real; entenda como vai funcionar

Curitiba passa a contar nesta terça-feira (10) com o Centro de Controle Operacional (CCO) para organizar e orientar o tráfego de veículos e pedestres em tempo real

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Fonte: Paraná Online  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 10 de abril de 2012

Até 2014, serão 711 câmeras e 46 painéis de trânsi

Até 2014, serão 711 câmeras e 46 painéis

créditos: Divulgação

O CCO dá início à implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), obra da cidade que faz parte do PAC da Copa.  Até 2014, o CCO vai atuar com 711 câmeras e 46 painéis de trânsito.

 

Às 11 horas, o prefeito Luciano Ducci inicia a operação do novo Centro, um dos mais modernos do país, para o ordenamento do tráfego de veículos e pedestres na cidade em tempo real.

 

Instalado na Urbs, o CCO reúne técnicos, fiscais, agentes e operadores do transporte coletivo e do trânsito que vão acompanhar o que acontece nos ônibus e nas ruas, formando um núcleo de comando online com comunicação direta com motoristas de ônibus e do trânsito em geral.

 

O primeiro trecho da cidade monitorado pelo CCO está no Anel Viário – eixo de 25 quilômetros e 50 quilômetros de calçadas, num conjunto de 23 ruas que permite deslocamento em mão única entre os bairros sem passar pela área central da cidade.

 

Como vai funcionar

 

Câmeras de monitoramento - Captam imagens transmitidas à CCO que permitem aos técnicos a orientação do trânsito. As câmeras que entram em funcionamento juntamente com a Central estão instaladas nos cruzamentos das ruas e avenidas Ubadino do Amaral com Visconde de Guarapuava; Campos Sales com Augusto Severo;  Vicente Machado com Brigadeiro Franco; Brigadeiro Franco com Padre Agostinho; e Lisymaco Ferreira da Costa com Cândido de Abreu. Há 21 câmeras instaladas em locais estratégicos da cidade. Todo o conjunto de equipamentos estará funcionando até o mês de junho.

 

Painel de Controle – dimensão de 7,20m por 1,80m, formado por 21 telas de LCD de 46 polegadas. Nele são projetadas as imagens captadas por câmeras de circuito fechado de televisão (CFTV), instaladas em pontos chave na cidade.
Painéis de Trânsito - Equipamentos de transmissão de mensagens aos motoristas e pedestres orientando sobre as condições do trânsito e alternativas viárias. Os painéis de trânsito que funcionam a partir desta terça-feira (10) estão nas ruas Desembargador Motta (perto da Padre Agostinho); Brigadeiro Franco (entre a Chile e a Baltazar Carrasco dos Reis); e Mauá (perto da Barão de Guaraúna). Até junho serão 14 em funcionamento em toda a cidade.

 

Painéis de embarque – Informam os passageiros do tempo de chegada dos ônibus. Sistema já testado que funciona nos terminais Pinheirinho e Cabral. Até o fim deste ano serão instalados 694 painéis de informação ao usuário do transporte em todos os terminais e estações tubo da cidade.

 

Semáforos adaptativos – Abrem ou fecham de acordo com o volume de tráfego.  É um sistema composto por controladores semafóricos, detectores veiculares, rede e concentradores de comunicação com capacidade para transmissão de dados. No CCO também funciona a Central de Tráfego em Área (CTA), responsável pelo monitoramento e intervenções nos semáforos.

 

No caso do anel viário serão 190 semáforos no sistema auto-adaptativo que abrem e fecham de acordo com o volume do tráfego, evitando que o motorista fique parado quando não há trânsito na transversal. Esse sistema será implantado gradativamente com softwares que serão desenvolvidos a partir da leitura do volume de tráfego do anel viário.

 

Infovia - A comunicação entre os diferentes equipamentos que compõem o CCO é feita por uma rede subterrânea de fibra ótica, implantada inicialmente nos 25 quilômetros do anel viário.

 

O CCO também agiliza a chamada de socorro quando necessário em casos de acidentes, e permite uma análise permanente das condições de tráfego auxiliando no planejamento de obras e do trânsito.

 

Tecnologia embarcada – Computadores de bordo, GPS e equipamentos acoplados aos ônibus permitem que operadores e fiscais do transporte saibam em tempo real a situação de cada veículo – em que ponto do trajeto ele se encontra, se está no horário, a velocidade desenvolvida, se parou fora do ponto e em quanto tempo chegará à próxima parada. Estão equipados 2,3 mil veículos da frota operante e de reserva.

 

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