A empresa Engepar, responsável pela obra, começou o trajeto no sentido bairro-centro e já delimitou cerca de um quilometro e as máquinas estão a pleno vapor. A previsão é que em três meses esteja tudo pronto no percurso da nova pista será uma sequência da existente na Avenida dos Cafezais, que acaba na rodovia, seguindo na avenida até a ciclovia da Via Morena, enfrente a UFMS (Universidade Federal de MS).
A reformulação do sistema viário da Capital, com implantação de novas vias de trânsito rápido e avenidas coletoras, não assegura apenas melhoria no tráfego de veículos, mas também no trânsito de ciclistas. Com isto, a prefeitura está ampliando esses espaços, que devem chegar a uma extensão de 50 quilômetros. Hoje, a Capital possui 38 km com as recém inauguradas do complexo Imbirussu-Seradinho e Orla Morena-Duque de Caxias.
Segundo a Prefeitura, as ciclovias das saídas da Capital, como a maior e mais antiga, na avenida Cônsul Assaf Trad, saída para Cuiabá, além da Avenida dos Cafezais, estão sendo revitalizadas e preparadas ao uso, com sinalização da pista e placas indicativas.
O secretário de Governo da Prefeitura da Capital, Rodrigo Aquino, elmbra que os ciclistas se habituaram a circular em vias normais, enfrentando não só a poluição como se submetendo a riscos constantes. "Com a revitalização das antigas ciclovias e os dois novos projetos, a expectativa é de que a população passe a utilizar os corredores exclusivos quando transitar em bicicletas e deixará de correr riscos e terá amis comodidade e segurança", diz.
Recorde internacional
Com 38 quilômetros de ciclovias, Campo Grande se aproxima das cidades no ranking mundial em vias exclusivas para ciclistas. Bogotá, capital da Colômbia, é a terceira e tem pouco mais de 100 km de ciclovias. No Brasil, a cidade com maior extensão de ciclovias é Curitiba, com pouco mais de 50 km. De acordo com estatísticas, Campo Grande tem uma frota de aproximadamente 200 mil bicicletas.
No ranking mundial, as cidades com melhor estrutura viária para ciclistas são Amsterdã (Holanda), Copenhagen (Dinamarca), Bogotá (Colômbia), Curitiba (Brasil), Montreal (Canadá), Portland (Estados Unidos); Basileia (Suíça), Barcelona (Espanha), Pequim (China) e Trondheim (Noruega).
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