Discutir a mobilidade urbana sustentável e a inclusão da bicicleta nos deslocamentos urbanos. Esses são os principais objetivos da 1ª Jornada sobre Mobilidade Urbana, que se encerra na sexta-feira (3) com bicicletada noturna.
A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Prograu) em parceria com o grupo PET da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A programação iniciou na noite desta quarta com a palestra Mobilidade urbana e transporte coletivo, ministrada pelo professor Heitor Vieira, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
Quinta, as atividades começam às 19h, no auditório da FAUrb, com a participação de Régulo Franquine Ferrari, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). No encontro, será apresentado o Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre. Na sequência, às 20h, está programada uma mesa-redonda sobre a mobilidade urbana com Ferrari e o também arquiteto urbanista Guto King. No mesmo horário, na sexta, a concentração da bicicletada, que inclui a participação do Movimento dos Usuários de Bicicleta de Pelotas (Mubpel), será no Altar da Pátria (parque Dom Antônio Zattera).
Ciclovias em Pelotas
Segundo a gerente de Planejamento de Tráfego da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SSTT), Clarissa Folharini, consta no Plano Diretor do município um projeto cicloviário, mas sem prazo para execução. No projeto, as vias passíveis de ciclovia foram selecionadas considerando os interesses dos ciclistas, com trechos que interligam as zonas da cidade.