O protótipo permanecerá exposto até o dia 22 de abril. A população pode conhecer o seu interior e detalhes do funcionamento. Como explicou o prefeito Miguel Haddad, que participou do evento junto com o deputado federal Luiz Fernando Machado e secretariado, a iniciativa visa abrir as dicussões sobre novas formas de transporte coletivo. “Qureremos pontualidade, conforto e segurança. E o VLT é um sistema que deu certo”, disse o prefeito Miguel Haddad.
O VLT é um dos sistemas de média e grande capacidade que estão sendo analisados pela Prefeitura de Jundiaí como alternativa de transporte a ser implantado para melhorar o trânsito e a mobilidade urbana na cidade e região da Aglomeração Urbana de Jundiaí.
A Prefeitura estabeleceu um protocolo de intenções com a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e a CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) para elaboração de um levantamento para a implantação de metrô leve ou veículo leve sobre trilhos. A expectativa é que o estudo de viabilidade econômica, financeira e técnica seja apresentado no segundo semestre.
O sistema foi a solução encontrada por cidades como Amsterdã, Zurique e São Francisco para tornar o transporte mais eficiente. Conectado às linhas de ônibus, sua expansão assegura um transporte de qualidade, de forma a incentivar que as pessoas deixem seus veículos em casa e utilizem o transporte público, melhorando as condições do tráfego.
Miguel Haddad explicou que será realizada ampla análise antes da implantação. “Serão os estudos que vão definir qual a melhor solução, todos os detalhes serão muito bem avaliados, para que possamos seguir com segurança”, disse. Também participaram da exposição técnicos e representantes da CPTM e da emprea Alstom, fabricante do protótipo.
Segundo o prefeito Miguel Haddad, Jundiaí está se preparando para os próximos anos, com planejamento de uma linha Metrô Leve que poderá passar por três cidades – Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo. ”Temos de pensar hoje em soluções avançadas, principalmente na área do transporte, para iniciarmos a construção da Jundiaí do futuro”, explica o prefeito.
O protótipo aberto para visitação foi trazido pela Alstom e permite que o público veja inclusive os sistemas de controle. A exposição do VLT é fruto de um edital de chamamento publicado em 25 de novembro de 2011 pela Prefeitura.
A iniciativa pretende identificar empresas que comercializam esse tipo de tecnologia interessadas em promover uma apresentação no município, sem ônus, vantagem ou comprometimento para a administração. Assim como incentivar o conhecimento da população e o debate sobre o transporte.
Além da Alstom, outras três empresas demonstraram interesse em atender à cidade – Lohr Industrie, Bom Sinal e Siemens. Além das composições, a implantação do VLT depende também de intervenções civis e da contratação de um sistema de operação do serviço.
O diretor de Transportes da Secretaria de Transportes, Leslie Tealdi, enumera uma série benefícios proporcionado pelo VLT, como a alta capacidade de transporte; segurança, qualidade e conforto; conectividade dos diferentes modais de transporte; não poluente; rapidez e silencioso. “O engarrafamento do trânsito, um problema antigo das grandes cidades, afeta atualmente inclusive as cidades de médio porte, em conseqüência da falta de uma política nacional para o transporte público”, explica Tealdi. “Quando for implantado, o VLT permitirá o deslocamento em menor tempo e a redução do trânsito de veículos particulares, que geralmente levam uma pessoa, contribuindo para a melhoria da circulação”.
Se o VLT for implantado na região, ele vai se somar às demais ações desenvolvidas para aprimorar a qualidade do transporte em Jundiaí. A mais recente delas foi a instalação do GPS em todos os ônibus da frota do município, o que já permite o controle em tempo real dos ônibus, inclusive com o horário que os ônibus passam nos pontos.
A informação pode ser consultada pelos usuários na internet e nos painéis instalados nos terminais do SITU. A expectativa da Setransp é que, em breve, o serviço esteja disponível no celular dos passageiros.
Conheça algumas características do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
- O VLT pode transportar até 400 passageiros por viagem, o que corresponde a seis ônibus comuns e 200 automóveis;
- A composição gasta 75% menos energia do que um ônibus elétrico;
- Emite um quarto do ruído do tráfego de veículos;
- A alimentação de energia pode ser feita por linhas suspensas ou sistema que elimina os fios elétricos aéreos;
- O modelo apresentado (sem sistema de motor) pesa 8 toneladas, mas um inteiramente carregado chega a pesar 45 toneladas;
- Tem prioridade do tráfego nas vias;
- Tende a estimular a urbanização e o paisagismo por onde passa.
Exposição VLT
Local: Praça Goverador Pedro de Toledo (Praça da Matriz – próximo ao Museu Solar do Barão)
Data: de 23 de março a 22 de abril
Horário: das 10h às 18h, em dias úteis
- das 9h Às 14h, aos sábados, domingos e feriados