Construída no bairro San Francisco ao lado de outras melhorias implementadas pela Prefeitura como a Academia Ao Ar Livre e o Parque Infantil, a Ciclovia de cerca de 1 km foi inaugurada com a presença de 800 pessoas. A inauguração foi comemorada com o plantio de 2 mil mudas em mais uma ação do Programa Itatiba Mais Verde.
Entre moradores, entidades e empresas, 20 lotes com 100 mudas em cada um cumprem a função de levar mais vida à área de lazer do bairro San Francisco. “Esse plantio representa uma melhoria na qualidade de vida do bairro e também do município. Já é o segundo megaplantio que a Prefeitura realiza. São duas mil mudas de plantas nativas, o que também garante a proteção dos recursos hídricos do córrego do Pinheirinho. O município ganhou um presente. Pedimos que todos cuidem bem dessas mudas, pois são muito importantes para nós e para as futuras gerações”, afirmou Sócrates Piovani, 53 anos, morador do Centro e um dos diretores da ONG JAPPA.
“O San Francisco é um dos bairros mais populosos da cidade e faz parte da grande maioria das melhorias pensadas para toda a cidade de Itatiba. Além da Academia ao Ar Livre, do Parque Infantil e da recuperação da quadra nesta área de lazer que agora ganha uma Ciclovia, a Prefeitura investiu em novo asfalto para a principais vias e corredores de ônibus do bairro, além de mais iluminação para as ruas que careciam desta melhoria. O cuidado que a homenageada de hoje, com o nome da Ciclovia, a Vó Tonha, tinha com seus familiares, sempre atenta e gentil, cada morador e usuário deve ter com a Ciclovia e com as mudas aqui hoje plantadas. Pois uma cidade não é só construída pela Prefeitura, ela depende do carinho de cada um dos habitantes”, afirmou o Prefeito João Fattori.
A moradora Elisângela de Campos, 38 anos, mãe do menino Vinícius, 2 anos, já aproveita dos benefícios trazidos pela nova estrutura. “Esta Ciclovia é um espaço maravilhoso. Antes, as crianças não tinham onde andar de bicicleta, um local seguro. É ótimo para a criançada e mais tranquilo para a família”, destacou.
Ciclovia está relacionada a esportes e à bem-estar e para complementar este cenário de qualidade de vida, a Prefeitura promoveu no mesmo dia e ambiente mais uma ação do Itatiba Mais Verde, um programa lançado em 2011 que tem a função de devolver mata nativa a locais desmatados na cidade, promovendo o reflorestamento destes pontos.
A ação do plantio de 2 mil mudas realizada pela Prefeitura no último sábado contou, inclusive, com a participação de empresas da cidade. Ademir Alves dos Santos, 41 anos, trabalha na ATTOUR e, incentivado pela empresa de transportes, participou do megaplatio ao lado de colegas de trabalho e de toda a sua família. “Quando a empresa me convidou para esta ação da Prefeitura, fiz questão de participar com minha esposa e meus três filhos, que logo aprovaram a ideia. Acho importantíssimo, como adultos, incentivarmos estas ações que preparam um mundo melhor para nossos filhos. A participação das crianças, por sua vez, ajuda no conteúdo ambiental que já é trabalhado em sala de aula”, disse Ademir que mora no bairro Terra Nova e contou com a ajuda dos filhos Matheus, 11 anos, Lauana, 14 anos e Amanda, 5 anos, além da esposa Cresilda, 48 anos.
Leia também:
Em Fernandópolis (SP), canteiro central vira ciclovia
Em Aracaju, ciclistas plantarão árvores em ciclovia
Número crescente de acidentes com ciclistas é preocupante