"Não existe sistema que não apresente falhas. Mas o metrô está no limite e qualquer probleminha tem um efeito tremendo", afirma João Virgílio Merighi, professor da Escola de Engenharia do Mackenzie.
Com entrega total inicialmente prevista para este ano, a linha 4-amarela terá estações inauguradas somente em 2014. A demora é atribuída ao desabamento no canteiro da estação Pinheiros, na zona oeste, em 2007.
O ano passado era o prazo prometido para o funcionamento da extensão da linha 5-lilás, na zona sul. Porém, suspeitas de fraude no processo de escolha das empresas que fariam parte da obra atrasaram a entrega.
Recentemente, a linha 17-ouro, na zona oeste, passou a integrar a lista de atrasos. A expectativa do governo estadual era começar a construí-la em dezembro. Agora, o início está indefinido.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, culpa a burocracia para a obtenção da licença ambiental de instalação. "É algo que nos deixa com angústia. Nosso prazo está apertado."
A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente afirma que o documento apenas será concedido após o atendimento de 55 exigências, entre elas o estudo de instalação de ciclovia ao longo do monotrilho.
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