Mais vagas para carros no Recife

A fim de facilitar a circulação de veículos e, assim, melhorar a mobilidade urbana, edifícios-garagem devem ser construídos em vários pontos do Recife

Notícias
 

Fonte: NE10  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 22 de março de 2012

Sugestão de edifício-garagem anexo ao Mercado de C

Sugestão de edifício-garagem anexo

créditos: Divulgação

Em coletiva, na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito João da Costa apresentou planejamentos iniciais das obras e lançou edital para que empresas privadas assumam os empreendimentos. Não deverá haver investimento de dinheiro público.

 

Estudos das áreas nas quais os edifícios serão levantados já foram realizados. No Centro, 25 regiões estão aptas a receber os prédios, que vão gerar 10 mil vagas de estacionamento e liberar as vias para o fluxo de veículos. As empresas privadas que tiverem interesse nos edifícios terão que realizar outro estudo antes de investir; desta vez, de viabilidade da instalação. Elas terão cerca de três meses para analisar as áreas.

 

>> Confira a lista das 25 áreas prioritárias:

 

Centro - São José - Cais de Santa Rita

Centro - São José - Dantas Barreto
Centro - São José - Praça Sérgio Loreto/Av. Sul
Centro - Bairro do Recife - Prefeitura
Centro - Bairro do Recife - Porto
Centro - Boa Vista - Praça Machado de Assis
Centro - Santo Amaro - Parque 13 de Maio
Centro - Soledade - Unicap
Centro - Ilha do Leite
Centro - Cais José Mariano/Casa da Cultura
Casa Amarela
Encruzilhada
Água Fria
Afogados - Largo da Paz
Boa Viagem
Graças
Espinheiro
Derby
Cruzamento Corredores IV perimetral - Leste-Oeste
Cruzamento Corredores III perimetral - Leste-Oeste
Cruzamento Corredores II perimetral - Leste-Oeste
Beberibe
Madalena
Tacaruna
Joana Bezerra - Polo Jurídico

 

Segundo Milton Botler, presidente do Instituto da Cidadania Engenheiro Pelópidas Silveira, instituição responsável pelo projeto, a construção dos edifícios-garagem vai tirar muitos carros que obstruem ruas. Dessa maneira, haverá espaço para ampliar calçadas e ciclovias, aumentando a circulação de pedestres e veículos não motorizados. Outra pretensão da prefeitura é, com essa e as ações do Plano Municipal de Mobilidade integradas, estimular o motorista a estacionar nos edifícios e pegar um transporte alternativo até o trabalho.

 

A ideia é interligar os edifícios-garagem, principalmente no Centro do Recife, a pontos de ônibus, de táxis e de vans. Segundo João da Costa, o turismo dessa região melhoraria com a diminuição dos carros parados nas vias. Ele ainda afirmou que, mesmo os empreendimentos sendo privados, a exigência é que o valor para estacionar seja menor do que o da Zona Azul.

 

Na coletiva nesta quarta, foram apresentadas as previsões de cinco edifícios-garagem. Um deles é em Casa Amarela, de 500 vagas, na Feira da Sulanca. Outro é o Portal Norte, nas proximidades da sede da PCR, no Cais do Apolo, Centro do Recife. O prédio teria 1,2 mil vagas de estacionamento no projeto. Há, também, um no Cais de Santa Rita, anexo ao Mercado São José, com mais de mil vagas.

 

A da Praça Machado de Assis, atrás do Cinema São Luís, deverá receber os veículos que fica pelas ruas do Hospício e Aurora. Nele também será construído um espaço ao ar livre no qual projeções de cinema serão realizadas.

 

Leia também:

 

Passageiros já podem monitorar horários de ônibus em oito terminais do Grande Recife 

Recife: Bicicletários podem impulsionar uso do metrô 

Em Recife, VLTs ainda sem data prevista para substituir o trem do Cabo 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário