Apesar da previsão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de colocar Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) em circulação progressiva a partir deste primeiro trimestre de 2012, os veículos que substituirão as velhas locomotivas que andam entre o Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes ainda não foram postos em linha e não há uma previsão exata para a data de inauguração.
"Iniciamos os testes operacionais internos desde fevereiro e devemos prosseguir com os treinamentos durante o mês de março", justificou o superintendente regional da CBTU, Ricardo Beltrão. As etapas crescentes ocorrem todos os sábados, no período pós-comercial (depois das 14h), e já contam com quatro dos setes VLTs previstos para circular no Estado.
Os treinamentos de operação e manutenção estão sendo feitos pelo quadro de funcionários da CBTU Recife, ligada ao Ministério das Cidades e também responsável pelo metrô. "Já chegamos a colocar um VLT entre Cajueiro Seco e Cabo para confirmar o tempo de chegada e partida de cada composição".
A garantia da CBTU é que os VLTs já estão na etapa final de testes, para, enfim, começarem as operações com três composições em intervalos de 38 minutos entre as locomotivas. "A primeira etapa de testes é em fábrica; então fazemos os testes em campos e depois os treinamentos para operação e manutenção", explicou Beltrão.
Segundo o superintendente, o cronograma para o primeiro trimestre é de simulação. "Agora, os VLTs estão sendo testados e confirmados como aptos a operar. O cronograma está sendo obedecido".
Leia também:
Recife: Bicicletários podem impulsionar uso do metrô
Ciclistas pedem vez no Recife
Nesta sexta, Bicicletada Recife completa 3 anos lutando pela democratização do trânsito no Recife