Projeto prevê via exclusiva para bicicleta na avenida Paulista

Cartão postal de São Paulo, a avenida Paulista, que recebe cerca de mil ciclistas por dia, comporta uma ciclovia?

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Vanessa Correa e Adriano Brito  |  Postado em: 09 de março de 2012

Homenagem à ciclista Juliana Dias

Homenagem à ciclista Juliana Dias

créditos: Danilo Verpa

A discussão ganhou fôlego após a morte da bióloga Juliana Dias, 33, atropelada por um ônibus enquanto pedalava na via semana passada.

 

Responsável por projetos como a ciclorrota de Santo Amaro (zona sul) --o trecho do Brooklin já foi inaugurado-- a empresa TCUrbes propõe uma ciclovia ali. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), porém, afirma não ter esse plano.

 

O órgão diz que a via oferece risco às bicicletas e sugere caminhos alternativos, como as paralelas rua São Carlos do Pinhal e alameda Santos.

 

Já para a TCUrbes, a Paulista poderia ter a velocidade máxima reduzida de 60 km/h para 40 km/h. Com isso, diz, as pistas para carros poderiam ficar mais estreitas, abrindo espaço para a ciclovia.

 

Além disso, os ônibus ficariam no centro da avenida.

Trânsito na Paulista

Clique para ampliar

créditos: Editoria de Arte/ Folhapress

Especialistas consultados pela Folha aprovam, em geral, a ideia da ciclovia na Paulista, mas fazem ressalvas.

 

O planejador urbano Thiago Guimarães não concorda com a proposta de colocar os ônibus ao centro, pois os usuários teriam de atravessar a via para chegar à calçada.

 

Para ele, o plano deveria ser mais ousado e propor um sistema de VLTs (veículo leve sobre trilhos), pequeno trem urbano que é uma espécie de metrô de superfície, ou mesmo um "bonde" moderno.

 

Já o especialista em engenharia de transportes Sérgio Ejzenberg gosta da ideia de um corredor central de ônibus, mas avalia que uma ciclofaixa (quando não há separação física da pista) é mais indicada. "[Uma ciclovia] será tomada por pedestres nas esquinas, enquanto aguardam o sinal", avalia.

 

O urbanista Alexandre Delijaicov, da FAU-USP, diz que o projeto é "excelente", mas que iria além, deixando apenas duas faixas para carros --mesma opinião de Guimarães.

 

Ao todo, a cidade tem hoje pouco mais de 50 km de vias exclusivas para bicicletas (entre ciclovias e ciclofaixas).

 

Leia também:

 

SP: ciclista morre atropelada por ônibus na avenida Paulista 

Em São Paulo, metrô promete construir ciclovia sob os 24 km do monotrilho da zona leste 

Prefeitura de SP anuncia mais CicloFaixas e Ciclovias 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário