O governo do estado de Mato Grosso republicou no Diário Oficial do Estado, que circula nesta quarta-feira (7), o edital para a contratação da empresa que vai realizar a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá, cidade-sede da Copa do Mundo de 2014.
A medida atende as recomendações do Tribunal de Contas de União (TCU). O aviso de licitação havia sido publicado no dia 20 de fevereiro, mas foi republicado após recomendações do TCU. Isso porque foi necessário adequar o edital com as contribuições recebidas nas audiências públicas realizadas no dia 16 de fevereiro na capital e em Várzea Grande. A obra deve totalizar um investimento de R$ 1,26 bilhão.
O prazo contratual para conclusão das obras do VLT é de 24 meses, a contar assinatura da ordem de serviço. De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o processo licitatório será realizado nos moldes do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que permite a contratação integrada dos projetos básicos, executivos, execução das obras, fornecimento e montagem de sistemas e material rodante. A sessão pública para abertura das propostas está agendada para o dia 23 de abril, às 10h, na sede da Secopa, na capital.
Trajeto
Ao longo dos 22,2 Km do trajeto do VLT, serão necessárias intervenções viárias como a construção de cinco viadutos, três trincheiras e três pontes. Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.
Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na capital e em Várzea Grande. O anteprojeto prevê também que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.
O sistema de bilhetagem deverá ser compatível e integrada aos sistemas de arrecadação utilizados nos transportes públicos de Cuiabá e Várzea Grande, hoje em operação em seus ônibus (bilhetes, cartões, máquinas de venda e validadores). A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por vagão e a velocidade de operação prevista é 60 km.
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