Parece que o paulistano aos poucos vai desistindo de ficar parado no trânsito e busca formas alternativas de se deslocar pela cidade com a maior frota de carros do país – mais sete milhões de veículos. Nesse contexto, quem tem ganhado espaço é a bicicleta. Um balanço feito pelo Instituto Parada Vital mostra que os bicicletários públicos do Metrô tiveram um aumento de mais de 150% no número de “magrelas” estacionadas nesses locais entre 2010 e 2011. O empréstimo de bikes também cresceu 55%.
O instituto administra 19 bicicletários na capital. Os mais utilizados estão na região central, nas estações Santa Cecília e Anhangabaú. Nas linhas de trens da CPTM, os bicicletários de maior público são os das linhas 11 e 12, na zona leste.
Os estacionamentos e pontos de empréstimos de bicicletas fazem parte do projeto Nossa Bike, coordenado pelo Parada Vital. O principal objetivo é estimular o uso de transporte não poluente e, consequentemente, contribuir para desafogar o trânsito enlouquecedor de São Paulo.
Atualmente, as bicicletas estão disponíveis em dezesseis estações do Metrô (Sé, Carrão, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança, Anhangabaú, Vila Mariana, Paraíso, Marechal Deodoro, Santana, Liberdade, Vila Madalena, Brás, Barra Funda, Santa Cecília, Armênia, Butantã). Também há um bicicletário na estação da EMTU em Santo André, no CEU Parelheiros e na PUC.
Ao pegar uma bike emprestada em qualquer um desses pontos, o cliente recebe também um capacete e um cadeado, podendo devolver todo o equipamento em outros bicicletários do sistema.
O sistema de utilização do serviço é bem simples. Para estacionar a bicicleta, basta apresentar original e cópia de um documento com foto, número do CPF e comprovante de residência atualizado para fazer o cadastro. O serviço de estacionamento é gratuito, porém as bicicletas não podem permanecer no local durante a noite. É obrigatório o uso de tranca própria e não é permitido estacionamento sem cadastro.
Para empréstimo, além dos documentos mencionados, o usuário precisa ter um cartão de crédito com um limite disponível de R$350,00 para pré-autorização. A primeira hora de utilização da bicicleta é gratuita. Após esse período são cobrados R$ 2,00 por hora adicional. A cobrança é para estimular a rotatividade das bicicletas.
Gostou? Já falamos aqui também sobre as bikes no Rio e as ciclorrotas de São Paulo, opção para quem já usa bicicletas como meio de transporte urbano. E você pode acompanhar todos os posts sobre o mesmo tema aqui. (links do site Muda Rock)