Segundo alguns adeptos da bicicleta como meio de transporte, a faixa inaugurada no ano passado é muito estreita, não oferecendo um espaço seguro para as bicicletas que seguem em sentidos opostos.
Basta ir ao local para ver que, em alguns trechos, tem mais gente pedalando na avenida,correndo risco no meio de carros,ônibus e caminhões, do que dentro da própria ciclovia. Esse tipo de situação acontece principalmente na pista sentido bairro-Centro.
Com cerca de 1,5 km de extensão, a ciclovia da Avenida Tancredo Neves tem 1,5 metro de largura. Questionada sobre a situação da ciclovia da Avenida Tancredo Neves, a Prefeitura de Guarujá informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a estrutura existente na via não comporta a ampliação da ciclovia, uma vez que a avenida é de mão dupla.
No entanto, para evitar que a rejeição dos ciclistas também ocorra nas novas ciclovias, o município pretende ampliar a largura das pistas.
Em Vicente de Carvalho, por exemplo, a ciclofaixa da Avenida Santos Dumont vai virar ciclovia com segregação. Ao todo, será 1,34 quilômetro de intervenções. A ciclovia terá 3 metros de largura e ficará entre os canteiros, e mais um dividindo as faixas. A obra atenderá o trecho entre a Rua Joana de Menezes Faro e a Avenida Guilherme Guinle.
Ainda em Vicente de Carvalho mais duas vias ganharão trechos de ciclovia para formar um binário – entre a Avenida Santos Dumont e Oswaldo Cruz, são elas Avenida São João e Avenida Sílvio Fernandes Lopes, somando 636,5 metros de intervenções. Ambas ganharão paisagismo, iluminação, acessibilidade e ficarão entre canteiros. A ciclovia da São João terá 1,80 metro. Já a da Sílvio Fernandes Lopes, 2,40 metros.
Além deste, os principais corredores viários de Guarujá já estão em obras para a implantação de mais de 6,186 quilômetros de ciclovia.
As vias beneficiadas são: Avenida Adhemar de Barros, Avenida Santos Dumont, Avenida Antenor Pimentel, Avenida São João e Avenida Sílvio Fernandes Lopes (entre Santos Dumont e Oswaldo Cruz). Esses locais terão a segregação do trânsito de veículos e de ciclistas, paisagismo e troca da iluminação pública.
Adhemar de Barros
Outra localidade de grande movimento, principalmente de ciclistas, é a Avenida Adhemar de Barros que, além da convivência com trânsito de veículos, há ainda a fila para a travessia Guarujá/ Santos. A intervenção será realizada em 2,5 quilômetros, com a substituição da ciclofaixa pela ciclovia (entre a Rua dos Estaleiros e a Avenida Santos Dumont), em dois modelos diferentes.
Entre o Viaduto Floriberto Mariano e o prédio da Receita Federal, a ciclovia terá, de largura, 1,20 metro de cada lado, sendo dividida pelo canteiro central. No restante da via, o canteiro ficará do lado direito (sentido balsa) e a ciclovia de 3 metros – 1,5 metro em cada sentido, ficará do lado esquerdo. A novidade é que a iluminação central será retirada e cada poste lateral terá dois braços de luz.
Morrinhos
A Prefeitura contemplará também a extensão da Avenida Antenor Pimentel, no Morrinhos. A ciclovia terá 1,71 quilômetro de extensão e será construída em cima do canal. Na largura, o equipamento possuirá 3 metros, divididos em duas faixas, separadas da via por um canteiro. A área ganhará ainda paisagismo e acessibilidade.
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