Dois anos depois da assinatura da Matriz de Responsabilidades, documento que definiu as obrigações de cada cidade-sede em relação à Copa do Mundo de 2014, as obras de mobilidade urbana caminham lentamente em Natal (RN).
Intervenções secundárias começaram no último dia 24, com os desvios de trânsito na área onde serão iniciadas as obras do primeiro de dois lotes.
Nos próximos dois meses, 27 ruas no entorno das avenidas Felizardo Moura, Napoleão Laureano e Capitão-Mor Gouveia, todas na zona oeste da cidade, serão recapeadas e receberão nova sinalização.
Segundo os técnicos da prefeitura, as obras do lote 1, que dependem de 429 desapropriações, só começam em maio, com previsão de terminarem um mês antes da Copa, em maio de 2014.
Estas obras compreendem melhorias num trecho de 8 km de extensão na via que liga a zona norte à Arena das Dunas, estádio que receberá a Copa e vem sendo erguido no centro da cidade.
Até maio, o governo tentará desatar o principal nó que tem impedido o início do primeiro lote: as desapropriações. Como se não bastasse toda a burocracia no processo, 2012 é ano de eleições municipais, um empecilho a mais para o andamento das obras.
“Estamos correndo contra o tempo para viabilizar o projeto. Esta é a nossa obrigação. Temos dois anos para cumprir o cronograma deste lote 1 e acho possível, se nada atrapalhar”, afirmou Walter Fernandes, secretário-adjunto para obras da Copa em Natal. Segundo ele, cerca de 200 processos de desapropriação tramitam na prefeitura.
Segundo lote
Avaliadas em R$ 168 milhões, as obras do Lote 2, que consistem em cinco intervenções nas vias que circundam o estádio, devem ser licitadas em maio ou junho. Obras mesmo estão previstas apenas para setembro ou outubro deste ano; a conclusão foi estipulada para dezembro de 2013.
Fernandes diz que até março o projeto executivo será encaminhado para aprovação da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades. “Acreditamos que em sessenta dias o projeto seja aprovado. Aí sim, poderemos lançar o edital de licitação”, disse Walter.
Estado
Entre as obras de responsabilidade do governo do Rio Grande do Norte, a única que já está em andamento é o prolongamento da avenida Prudente de Morais, uma das principais vias da cidade, que ligará o Aeroporto Internacional Augusto Severo à Arena das Dunas.
O secretário estadual da Copa, Demétrio Torres, prevê que a obra termine no segundo semestre.
Já as intervenções na avenida Engenheiro Roberto Freire (Estrada de Ponta Negra ou Rodovia Estado RN-063) seguem com data indefinida. Segundo a secretária de Infraestrutura do Estado, Kátia Pinto, o projeto executivo está sendo concluído.
A expectativa é que a licitação seja lançada em abril para que as obras comecem, no mínimo, em junho. Como o cronograma prevê 24 meses de execução, o mais provável é que as obras não fiquem prontas antes da Copa, cujo pontapé inicial será dado em 13 de junho de 2014.
As três intervenções da Estrada de Ponta Negra, principal via de acesso para a zona sul da cidade e litoral sul do estado, estão orçadas em R$ 200 milhões.
São Gonçalo do Amarante
Apesar da insistência da reportagem do Portal 2014, a Secretaria da Copa do Governo do RN não liberou as informações sobre as obras das vias de acesso que ligam o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (Grande Natal), em fase de construção, à Arena das Dunas.
A obra incluída na Matriz de Responsabilidades da Copa contemplava apenas uma via de acesso. Com a mudança do governo no ano passado, o projeto foi ampliado para três vias, que ligarão o aeroporto às BRs 304 e 101, e à RN 226.
O novo projeto está em fase de estudo. Os recursos virão dos governos federal e estadual. A previsão de conclusão é a mesma do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante: dezembro de 2013.
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