O Plano de Ação anunciado pelo Secretário Geral da ONU Ban Ki-Moon para o seu segundo mandato contempla articular um projeto de desenvolvimento sustentável pós-2015 (data limite para o cumprimento dos Objetivos do Milênio) e implementá-lo. Segundo o plano, a ONU apoiará estratégias globais, regionais e nacionais para enfrentar os grandes desafios do desenvolvimento sustentável: energia; alimentos e nutrição; água; oceanos; e transporte – que foi incluso na lista pela primeira vez.
O Secretário planeja convocar os setores de aviação, marinha, ferrovia, rodovia e provedores de transporte público urbano, junto com os governos e investidores para desenvolverem recomendações de sistemas de transporte mais sustentáveis. Isso, para que desafios como o congestionamento e a poluição crescentes em todo o mundo, particularmente em áreas urbanas, possam ser minimizados.
A inclusão do transporte no Plano de Ação é um grande passo na promoção do transporte sustentável e pode ajudar a dar peso ao assunto na Rio+20. No Brasil, fazemos votos para que a ONU assuma um papel de liderança global no tema. É hora de apoiar a Política Nacional de Mobilidade Urbana que entrará em vigor em abril e fazer a nossa parte escolhendo meios de transporte sustentáveis.
(Fonte: Slocat.net)
Leia também:
Evento em SP debate plano de mobilidade para 2040
Estudo: Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades
Falta de recursos atrasa plano cicloviário de Natal