João Pessoa vai ter VLT e mais 4 corredores para ônibus articulados

Plano de mobilidade urbana em João Pessoa

Notícias
 

 |  Autor: Paraíba.com.br  |  Postado em: 17 de junho de 2011

Corredor de ônibus

Corredor de ônibus

créditos: Kristofer Oliveira

Para tentar resolver os problemas provocados pelo trânsito na cidade de João Pessoa, a Prefeitura elaborou o Plano de Mobilidade Urbana, que já foi apresentado ao Ministério das Cidades e prevê a aplicação de quase 200 milhões de reais. O plano foi apresentado aos vereadores durante uma sessão especial na Câmara de Municipal nesta quinta-feira (dia 16), pelo superintendente de Transporte e Trânsito da Capital, Nilton Pereira de Andrade.


Ele explicou aos vereadores que a prioridade a rede de transporte público, criando espaços e vias exclusivas para os ônibus. Nilton Pereira informou que o plano prevê a construção de quatro grandes corredores, um na Avenida Cruz das Armas, outro na Avenida Dom Pedro II, na Avenida Dois de Fevereiro e o outro na avenida Epitácio Pessoa.


Na região do Centro da cidade, a intenção é construir um Terminal de Integração intermodal ao lado do Terminal Rodoviário de João Pessoa, no bairro do Varadouro, para atender as linhas urbanas, intermunicipais e o sistema ferroviário, que passaria a usar um tipo de veículo ferroviário identificado VLT (Veículo leve sobre trilhos).


O plano prevê a criação de quatro corredores com vias exclusivas para os ônibus, cujos modelos seriam articulados e cada corredor teria um terminal de integração de apoio. O dirigente da Sttrans revelou que também é previsto a adoção de programas de estimulo a bicicleta inclusive com a abertura de ciclo vias.


Nilton Pereira disse que acredita que na hora em que o sistema de transporte for mais ágil e eficiente as pessoas vão passar a usar o transporte público e deixar o carro em casa. O plano propõe a construção de um viaduto na BR 230, nas proximidades do Estádio Almeidão, para facilitar o acesso entre o bairro do Cristo Redentor, o conjunto Ernesto Geisel e outras regiões da cidade.


Ele informou que o projeto se encontra em Brasília esperando aprovação junto ao ministério e depois que for aprovado, a intenção da prefeitura é começar a implantar o sistema imediatamente.

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário