Enfim, a bicicleta na capa

AU, principal revista brasileira de arquitetura, dedica sua edição de fevereiro ao tema "cidades cicláveis"

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 16 de fevereiro de 2012

Capa da revista

Capa da revista

créditos: Revista AU

Lida e respeitada por profissionais, professores e estudantes de arquitetura de todo o Brasil, a revista AU - Arquitetura e Urbanismo (Editora Pini) traz uma série de reportagens e artigos sobre a possível renovação dos espaços urbanos com a adoção do transporte de baixo impacto ambiental: bicicletas, triciclos de carga, patinetes e pequenos veículos elétricos, se possível em sistemas compartilhados.

 

A edição é um sinal evidente de que a onda que varreu a Europa e passou pela América do Norte, bateu finalmente no Brasil, país que ostenta uma das maiores frotas de bikes do mundo mas continua a tratar ciclistas e pedestres como cidadãos de segunda categoria.

 

A edição traz propostas de sistemas cicloviários desenvolvidas por arquitetos brasileiros, mostra exemplos de sucesso em várias partes do mundo, inclusive na América Latina, explora o design de paraciclos e bicicletários, e até de bicicletas, como a "Urbana", desenhada por Ricardo Correa, colaborador do Mobilize Brasil. Ricardo, aliás, é um dos entrevistados no Fórum AU, ao lado de Alexandre Delijaicov, Marcelo Araújo, Juan Capdevilla, Lincoln Paiva e este jornalista que escreve.

 

Por fim, a revista lança o desafio: “Onde você implantaria uma ciclovia?”.
Minha proposta: conectar São Paulo ao Rio de Janeiro numa linha paralela à Via Dutra, talvez seguindo o trajeto da antiga estrada Rio-SP. Bem estruturada, essa via permitiria a ligação entre bairros e municípios da macrometrópole que está nascendo no Vale do Paraíba. E seria um belo embrião para a futura ciclovia que ligará (mais cedo ou mais tarde) toda as cidades brasileiras do lado atlântico.



Leia mais em www.revistaau.com.br/

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário