A antiga rodovia BR-476 vai ganhar 12 pistas para a circulação de ônibus e veículos. As equipes contratadas pela Prefeitura estão construindo as vias locais, entre Jardim Botânico e a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã. Serão mais sete quilômetros de ruas e mais oito pistas que vão melhorar a mobilidade na região.
“As melhorias na Linha Verde Norte serão as mesmas que foram feitas na Linha Verde Sul, onde se abriram mais pistas e criaram-se vias exclusivas para os ônibus. O benefício também será estendido aos pedestres, que vão ganhar calçadas e ciclovias”, disse o prefeito Luciano Ducci.
Nos moldes do que foi feito na região Sul da cidade, a Linha Verde em seu eixo norte terá 12 pistas de rolamento, sendo duas para canaletas exclusivas para o transporte coletivo, seis para o sistema viário (três em cada sentido) e duas vias locais de passagem (uma em cada sentido), ciclovia, além de iluminação renovada, paisagismo e calçadas.
O trabalho de construção das novas pistas está sendo feito embaixo do viaduto do Jardim, que dá acesso à BR-277, e também na lateral da BR-476, no sentido Jardim Botânico/Atuba. Sob o viaduto, as equipes estão fazendo a via marginal e o acesso ao viaduto, que por enquanto está interditado.
No Tarumã, as equipes estão construindo a via marginal que dá acesso ao bairro, que terá mais duas pistas. Outra frente de trabalho está trabalhando nas obras da canaleta central em concreto, por onde passarão ônibus, que futuramente farão a ligação entre o Atuba e o Pinheirinho.
Em paralelo à construção das pistas marginais, as equipes estão construindo as trincheiras nas ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon, que vão interligar o Cristo Rei ao Tarumã. Futuramente, será preciso desviar o trânsito da rodovia, para que as equipes trabalhem nas paredes e lajes da trincheira, que ficam no lado do Cristo Rei.
Na Roberto Cichon, as equipes vão montar as placas de concretos, que vão formar a trincheira. Também está sendo o trabalho armação das ferragens, que vão sustentar a laje.
A Linha Verde Norte conta com obras de drenagem, canaletas exclusivas para os ônibus, pistas marginais e locais (paralelas à canaleta), sinalização, iluminação, ciclovia e calçada, as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e a Estação Jardim Botânico.
O viaduto da Avenida Affonso Camargo será duplicado e ganhará um mini-terminal de ônibus, interligando a linha Leste-Oeste com o novo trecho de ônibus entre o Atuba e o Pinheirinho. Sobre o viaduto haverá uma estação-tubo, que terá uma escada de acesso a uma estação tubo, que será construída embaixo do viaduto, na avenida Affonso Camargo.
Linha Verde Norte:
Extensão do primeiro trecho da Linha Verde Norte: 2.350 metros
Valor desta etapa: R$ 51.902.093,30
Obras: drenagem, canaleta, pistas marginais e locais, calçadas, ciclovia, iluminação, sinalização, as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e a Estação Jardim Botânico.
Financiamento: Agência Francesa de Desenvolvimento
Leia também:
Em Curitiba, a Avenida das Torres terá ciclovia implantada até a Copa
Curitiba e São Paulo criam projetos para bicicletas
Em Curitiba, obras de mobilidade da Copa entram em nova fase