Após Copa, metrô "estaciona" na África do Sul

Cerca de um ano e meio depois da realização da primeira Copa do Mundo no continente africano, um dos principais legados em mobilidade urbana, o metrô, não foi pra frente

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Fonte: Máquina do Esporte  |  Autor: Erich Beting  |  Postado em: 13 de fevereiro de 2012

O chamado

O chamado "Gautrain"

créditos: GautengCitizen

O Gautrain, linha de trem que liga o aeroporto internacional de Johanesburgo OR Taimbo aos principais bairros da cidade continua a ter apenas três estações, tendo “estacionado” em Sandton, bairro de classe alta e que em 2010 recebeu o trem apenas com a Copa já em andamento.

 

Com um investimento de cerca de US$ 4 bilhões, o Gautrain era apontado como a obra de maior relevância para a mobilidade sul-africana não apenas durante a Copa, mas principalmente após o término da competição. A proposta era estabelecer a primeira linha de metrô da África do Sul, ligando de maneira rápida e segura os principais bairros da cidade para ampliar as alternativas de transporte. A expectativa era de que, com o Gautrain, o tráfego de carros pela estrada N1 Ben Schoeman, que liga Johanesburgo a Pretoria, caísse 20%, ou cerca de 100 mil automóveis a menos diariamente.

 

O trem, porém, teve sua construção paralisada por diversas vezes (e o orçamento septuplicado), sendo que o término da estação de Sandton, que deveria atender ao turista que se hospedava ali durante o Mundial, só foi acontecer a dois dias do início da competição. Falta cumprir, porém, a promessa de que a linha chegaria até o Soweto, uma das mais pobres regiões de Johanesburgo e que ficou conhecida por ter sido o local em que e cresceu nasceu Nelson Mandela.

 

Atualmente, a linha continua a levar o passageiro apenas até Sandton. As duas estações seguintes já estão prontas, porém problemas de infiltração no trajeto dos trens têm adiado o início das atividades para além do bairro mais rico da cidade. 

 

No último sábado a reportagem da Máquina do Esporte fez o percurso de ida e volta entre o aeroporto e o bairro de Sandton. Com os mesmos 15 minutos de duração quando foi lançado, em 2010, a linha não caiu nas graças da população e dos turistas que visitam Johanesburgo. Com apenas quatro vagões, quase sempre vazios, os trens partem aos finais de semana a cada 30 minutos. Atualmente, a média de uso do Gautrain é de cerca de 8 mil passageiros por dia, de acordo com o consórcio responsável pelo trem.

 

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