A secretaria Estadual de Transportes apresenta nesta terça-feira (21) no município do norte do Estado do Rio de Janeiro, o projeto metrô Macaé. O novo transporte vai atravessar os 26 km de malha urbana do município, entre Imboassica, no sul, e Lagomar, no norte, em menos de 30 minutos.
O metrô Macaé vai usar o sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) aproveitando o leito da Ferrovia Centro Atlântica. Todo o projeto, com as dez estações de embarque e desembarque, vai ser concluído até julho de 2014. Os 12 km iniciais devem ser liberados até março de 2012. A primeira etapa a entrar em operação ligará Imboassica ao centro da cidade.
Para a realização do projeto, o Ministério das Cidades já disponibilizou um financiamento de R$ 47,8 milhões, com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Em contrapartida, a Prefeitura está investindo R$ 25 milhões para a compra das composições. Os trens devem ser entregues até maio de 2012.
O metrô de Macaé é o primeiro no interior do Estado. Segundo o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, o projeto pode ser ampliado para atender as cidade vizinhas de Campos dos Goytacazes e Rio da Ostras, também no norte do Estado.